4º mês de gestação: alterações no corpo feminino e desenvolvimento fetal

mulher comendo frutas

Como a gravidez se desenvolve semanalmente no 4º mês, quais mudanças no corpo a futura mãe pode enfrentar, dor nas costas e nas pernas e como lidar com elas, mudança de postura para dormir e guarda-roupa, como o tamanho do feto muda por semanas de gravidez.

Como a mãe desenvolve a gravidez?

Parabéns! Você entrou no segundo trimestre da gravidez. Vai durar 3 meses, da 14ª a 26ª semana, inclusive.

4º mês de gravidez

Seu bebê passou a fase de colocar órgãos internos e sistemas, e agora a coisa principal em seu desenvolvimento é uma mudança em altura e peso, não só durante o 4o mês da gravidez, mas também durante o segundo trimestre inteiro.

Para você, este é um período de verdadeiro prazer da gravidez: os sintomas da toxemia enfraqueceram ou desapareceram completamente, o peito deixou de ser tão sensível como no primeiro trimestre, você ainda está em seu peso ideal, é colocado em suas roupas favoritas, não é tocado pelos problemas A compreensão das mudanças futuras ainda não passou para o estágio de preparação ativa para elas. Pegue esses momentos de alegria tranquila e imperturbável nas próximas semanas.

Você ainda tem muitas mudanças em sua aparência – vamos falar sobre quais você pode notar no seu 4º mês de gravidez, ou seja, da 14ª a 17ª semana.

  • A partir do 4º mês de gravidez, o médico rastreará dois indicadores: a altura da base do útero, medindo a distância até o ponto culminante do púbis e a circunferência abdominal, colocando a fita centimétrica ao longo de uma linha imaginária conectando o umbigo ao meio da cintura.
  • Esses dados não podem ser fundamentais na determinação da duração da gravidez e da dinâmica de desenvolvimento do futuro bebê, porque são influenciados por fatores como seu tamanho, gravidez múltipla, quantidade de fluido amniótico e apresentação fetal. No entanto, eles fornecem uma visão sobre a dinâmica de desenvolvimento da gravidez em si.
  • Aos 4 meses, a altura do fundo do útero é 6-7 cm, no entanto, este indicador para diferentes mulheres em diferentes fases da gravidez pode ser diferente, e as alterações podem ser de 2 a 4 cm.
  • Até o prazo de 15 semanas, você já pode ganhar 2 – 2,5 kg. Peso durante a gravidez varia principalmente devido ao peso do bebê, líquido amniótico, aumento do volume sanguíneo e tamanho das glândulas mamárias de uma mulher grávida. E apenas uma pequena parte do ganho de peso recai sobre a gordura corporal da mãe.
  • Nestes termos, todos esses indicadores são pequenos. Portanto, se você ganhou significativamente mais ou menos do que a taxa média, seu médico irá discutir sua dieta com você e, juntos, você desenvolverá um programa de ganho de peso baseado nos princípios da alimentação saudável, estilo de vida adequado e atividade física suficiente.
  • Na 16ª semana, a placenta está crescendo ativamente, seu corpo produz mais e mais fluido amniótico que protege o bebê durante a gravidez.
  • Já a partir da 16ª semana, você pode sentir movimentos fetais pela primeira vez. Eles são facilmente confundidos com manifestações sensações semelhantes de gás. Na 20ª a 22ª semana, você não se enganará ao tentar distinguir um do outro. Normalmente, os movimentos fetais durante a segunda gravidez começam a ser sentidos pela gestante 2-4 semanas mais cedo do que durante a primeira gestação.
  • Às 17 semanas, o abdômen continua a crescer, os órgãos internos são deslocados de seus lugares habituais para permitir que o útero se desenvolva normalmente com o bebê.

O útero é melhor sentido dentro do corpo em uma posição de pé. Se você se deitar e tentar agarrá-lo, é improvável que ele funcione: ele se move para baixo, mais perto da espinha.

Que mudanças estão acontecendo com você

Alguns dos sintomas que você experimentou nos primeiros meses de gravidez vão para o segundo trimestre, mas novos aparecem:

  • aumento do apetite;
  • azia, flatulência e distúrbios digestivos podem persistir;
  • comichão na barriga;
  • sangramento do nariz e gengivas (conseqüência da ação dos hormônios estrogênio e progesterona nas gengivas);
  • reduzindo a frequência de micção;
  • descarga leitosa vaginal (leucorréia);
  • pigmentação na face e no abdome;
  • mudanças de humor enfraquecem;
  • a aparência da banda do púbis ao umbigo (e acima) (na verdade, essa banda não aparece, é sempre – essa é a linha ao longo da qual não há tecido muscular no corpo humano, mas há apenas conectivo; durante a gravidez quando os músculos e tecidos do abdome , a banda começa a escurecer devido ao aumento da produção do hormônio melanina, que é responsável pela pigmentação da pele; após o nascimento, novamente se torna imperceptível);
  • dor nas costas e pernas.

Como reduzir as dores nas costas e nas pernas

Não apenas no terceiro trimestre da gravidez, quando o peso total já aumentou acentuadamente, mas o segundo pode trazer consigo algumas sensações dolorosas. Eles são a norma, não requerem tratamento e ainda proporcionam momentos desagradáveis ​​à gestante.

  • Você pode começar a sentir dores lombares periódicas nas pernas, principalmente na coluna lombossacra. O culpado desta condição é o nervo ciático, que está sob pressão do útero em crescimento.
  • O nervo ciático é o mais longo do corpo humano. Origina-se na parte inferior da coluna e, através das nádegas, estende-se ao longo da superfície posterior das pernas, fornecendo sinais aos músculos dos membros desde os quadris até às solas dos pés.
  • A maioria das mulheres grávidas experimenta dor quando o nervo ciático é comprimido pelo menos várias vezes durante a gravidez, para algumas delas essa condição se torna mais regular.

É interessante que, embora o nervo ciático esteja localizado em ambas as pernas, sensações dolorosas durante a pinça podem ocorrer apenas em uma delas.

Um conjunto simples de medidas ajudará a lidar com a dor, além de reduzir a freqüência e a gravidade de suas manifestações.

Meios de ferir nas feridas e convulsões nervosas:

  • 1. colchão duro (ortopédico) para dormir (importante em geral para costas saudáveis);
  • 2. Calçado com sola chata ou salto baixo estável (até 3 – 5 cm);
  • 3. dormir no lado do corpo não afetado pela dor;
  • 4. natação;
  • 5. massagem leve, comprime e esfrega ervas na coluna sacral e a área de localização da dor aguda;
  • 6. ganho de peso suave;
  • 7. reflexoterapia e osteopatia (apenas um especialista competente);
  • 8. evitação de correntes de ar, movimentos bruscos na coluna lombossacral e levantamento de peso;
  • 9. exercício:
  • 9.1. curvas para trás. Posição de cócoras, mãos na largura dos ombros, palmas das mãos apoiadas no chão e localizadas exatamente sob os ombros, joelhos – sob os quadris. Alcance na parte inferior das costas, levantando a cabeça para cima. Curvar-se, arredondando as costas e desça. Repita o exercício 5 vezes, permanecendo em cada posição por 5 segundos. Faça todos os movimentos de forma suave e sem esforço;
  • 9.2. alongando os músculos da parte de trás das coxas e panturrilhas. Sente-se no chão, pernas juntas e estique-se para a frente. Estique os dedos dos pés, sem levantar os joelhos do chão. Segurando os dedos dos pés, puxe os pés em sua direção, alongando os músculos das costas das pernas. O mesmo pode ser feito alternadamente com cada perna, caso em que devem ser colocados em direções diferentes;
  • 9.3. alongando os músculos da perna com fita adesiva. Deite-se no chão, levante alternadamente as pernas e puxe o pé na sua direção com uma fita ou bandagem elástica. Você pode tentar realizar este exercício sentado em cada perna alternadamente ou ambos ao mesmo tempo;
  • 9.4. aliviando a tensão da espinha – em decúbito ventral, com braços e dedos em direções opostas;
  • 9,5. Existem outros exercícios que ajudam a lidar com a dor quando o nervo ciático é comprimido, especialmente na ioga, por exemplo, “cão de bruços”. Estica perfeitamente os músculos da coluna e da perna, mas sem o conhecimento da técnica ou sem um instrutor, você não deve realizá-la. Se você tem praticado antes, yoga para mulheres grávidas é a sua escolha agora e para se manter em forma e para se livrar da dor.

Nos estágios posteriores da gravidez, não agudo, mas a dor nas costas estará associada a uma mudança no centro de gravidade do corpo e a uma carga geral aumentada na coluna e nos músculos que o sustentam, a um estilo de vida sedentário e a outros fatores. Nestas condições, as medidas acima também serão eficazes.

Como escolher uma posição de dormir confortável

O início do segundo trimestre é um período em que você pode conversar sobre como mudar a postura para dormir. Agora é melhor começar a se acostumar a dormir ao seu lado. Esta é a postura mais confortável e saudável. Na posição supina, o útero começa a pressionar a aorta e a veia cava, que fornecem sangue ao feto e à metade inferior do corpo da futura mãe. Se você está deitado de barriga para baixo, há uma pressão indevida sobre o útero, e isso também deve ser evitado.

Para facilitar acostumar-se a dormir ao lado, pode haver travesseiros, que geralmente são colocados entre os joelhos e atrás das costas, ou travesseiros especiais para dormir grávidas.

Como escolher um guarda-roupa confortável

A presença de gestações anteriores e seu curso afeta como e em que ritmo você mudará externamente em cada um subseqüente. Além disso, os fatores hereditários também afetam, por exemplo, o crescimento da barriga durante a gravidez.

Geralmente, na segunda vez em que o corpo de uma mulher aceita a gravidez mais facilmente, se acostuma com o bebê em crescimento e o bebê em crescimento mais rapidamente, e sua própria “posição interessante” torna-se óbvia para os outros antes. Cada vez, o corpo, mantendo a memória de gestações anteriores, está cada vez mais respondendo ao surgimento de uma nova vida nele. E somente pela primeira vez, as pessoas ao seu redor percebem que você está esperando um bebê, não antes do meio do segundo trimestre.

Não pode ser dito sobre você. Seja qual for a sua gravidez atual, no quarto mês você vai querer mais conforto e, especialmente, aliviar a pressão das roupas na cintura desaparecendo. 

Não se apresse para ir imediatamente ao departamento de roupas para mulheres grávidas, verifique o seu guarda-roupa atual: algumas das coisas que você já tem e pendurado no armário em antecipação de uma ocasião conveniente pode ser útil. Por exemplo:

  • calças e saias com um cinto macio;
  • blusas soltas e camisetas, que não eram suficientes para enfatizar sua figura;
  • camisas e malhas de seu parceiro, se você não tiver uma grande diferença de tamanho;
  • calças e jeans com cintura baixa.

Mais um passo antes de ir à loja – converse com amigos que já se tornaram mães: eles têm certeza de que poderão compartilhar com você algumas coisas do guarda-roupa.

O guarda-roupa básico para a gravidez pode ser assim: 

  • blusas soltas e camisas;
  • calça jeans, calças e saias com uma inserção de malha para o abdômen;
  • cardigãs, jaquetas, jaquetas;
  • malhas – T-shirts, camisolas, vestidos (midi e maxi), túnicas, vestidos, camisas, tudo de supervisão;
  • leggings;
  • manto, casaco silhueta em forma de A;
  • cueca para mulheres grávidas (calcinha com um elástico de apoio sob o abdômen e um sutiã macio sem pedras, adaptando-se para alterar o tamanho da mama em crescimento).

Como um bebê desenvolve

14ª semana

Seu bebê continua a crescer e se desenvolver. As mãos começam a se alongar e gradualmente adquirem as proporções finais e corretas ao corpo. 

O fígado começa a produzir bile, o baço, os glóbulos vermelhos e os rins, a urina, que o feto lança no líquido amniótico.

Graças ao desenvolvimento do cérebro do feto, os músculos faciais também se desenvolvem: o bebê pode franzir a testa, apertar os olhos e fazer caretas.

Na cabeça e no corpo, começam a se formar os pêlos mais finos – o fluff original, ou lanugo – que desaparecerão logo após o nascimento do bebê.

Dimensões do fruto: altura – 10 cm, peso – 40 g.

15ª semana

A pele do feto ainda está clara e os vasos sanguíneos brilham através dela.

O ouvido interno continua a se desenvolver, externamente também começa a adquirir formas reconhecíveis.

Os olhos, localizados anteriormente nos dois lados da cabeça, aproximam-se do nariz.

O bebê faz movimentos de sucção e engole o líquido amniótico. Cam sucção pode ser sua atividade favorita.

Os ossos crescem e endurecem, formando um esqueleto.

Tamanho da fruta: altura – 12 cm, peso – 60 g.

16ª semana

O feto está se preparando gradualmente para o surto de crescimento que enfrentará nas próximas semanas.

Os olhos e ouvidos já estão em seus devidos lugares, o que faz com que pareça reconhecível: a criatura em seu estômago começa a parecer um bebê humano.

Vários sistemas complexos do corpo do feto começam a funcionar durante esse período, como o circulatório. 

Os movimentos fetais tornam-se mais coordenados e visíveis durante a ultrassonografia.

O bebê pode ter uma nova diversão: ele está se divertindo com o cordão umbilical, puxa e puxa.

Tamanho da fruta: altura – 14 cm, peso – 80 g.

17 ª Semana

O cordão umbilical do feto não é apenas alongado, mas torna-se mais espesso e mais forte para manter o suporte de vida do bebê nas semanas restantes da gravidez.

Depois que as orelhas se formaram e tomaram seu lugar na cabeça, o ouvido se desenvolve no feto.

Seu futuro bebê começa a receber tecido adiposo (é necessário para regular a temperatura e o metabolismo), bem como as glândulas sudoríparas.

As unhas dos pés começam sua formação.

Dimensões do fruto: altura – 16 cm, peso – 100 g.

4º mês de gravidez termina. No próximo mês, você terá que passar pela segunda sessão, começar a sentir regularmente o movimento do feto e, o mais importante, marcar metade da distância percorrida para encontrar seu bebê! Gravidez saudável!

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