Como manter os ossos e dentes fortes em crianças

crianca escovando os dentes

Alimentação do bebê de 0 a 2 anos

O que alimentar seu bebê com os ossos dele era forte? 

No primeiro ano de vida, a maioria das crianças consome o leite materno, que contém todas as vitaminas e minerais necessários, inclusive o cálcio.

Bebês com até seis meses de cálcio, obtidos a partir do leite materno, são suficientes. 

De 4 a 6 meses, recomenda-se a introdução de alimentos complementares de vegetais e cereais enriquecidos com um complexo vitamínico-mineral.

Durante o período de amamentação, uma mãe que amamenta precisa garantir que sua dieta contenha cálcio e outros nutrientes suficientes que contribuam para sua absorção pelo organismo (magnésio, fósforo, vitaminas D e K2). Quando a amamentação é reduzida, a mãe terá que fazer uma dieta competente para o bebê, já que agora a fonte desses elementos será sua própria dieta.

O que alimentar o bebê de 2 a 4 anos

Nessa idade, o bebê continua a crescer, embora não tão intensamente quanto nos dois primeiros anos. Para o desenvolvimento saudável do sistema esquelético, é necessário incluir cálcio, magnésio, fósforo, zinco, ácido fólico, ferro, vitaminas A, C e E na dieta das crianças.

Alimentos que contenham cálcio, fósforo e vitamina K são bem digeridos.O cálcio é melhor absorvido de produtos lácteos – queijo cottage, iogurte, leite, etc. Se um bebê não gosta ou come nesta fase, então você pode oferecer-lhe comida também contendo cálcio, embora em quantidades menores: farinha de aveia, legumes, ovos, peixe, repolho branco, aipo, vegetais de folhas verdes.

A quantidade de cálcio que uma criança deve receber diariamente varia dependendo da idade, sexo e condição do corpo.

Ingestão diária de cálcio:

  • Para crianças de 1 a 3 meses, a taxa é de 400 mg, para crianças de 4-6 meses – 500 mg, de 6 a 12 meses – 600 mg.
  • A entrada diária de cálcio de um bebê de 1 ano a 3 anos é 800 mgs, de 3 para 7 anos – 900 mgs, de 7 para 11 anos – 1100 mgs, de 11 para 18 anos – 1200 mgs (isto é a recomendação oficial do Ministério da Saúde da Federação russa e Rospotrebnadzor).
  • Discar em um dia não é tão difícil – para isso, você precisa comer três porções de produtos lácteos por dia. Por exemplo, 1 copo de leite, 1 porção de queijo cottage, 1 porção de iogurte. 100 g de queijo duro é metade da necessidade diária de cálcio, 100 g de damascos secos – 160 mg (12% da dose diária para mulheres grávidas) e 100 g de gergelim – 975-1100 mg (deve esclarecer se é alérgico a ele).

No caso do metabolismo normal, o excesso de cálcio é simplesmente excretado do corpo com urina e fezes. Além disso, há uma perda fisiológica desta macro com secreções glandulares.

Sobre a falta de cálcio

Muito depende da idade e da saúde da criança. Em quais casos é especialmente importante monitorar cálcio suficiente na dieta:

  • Bebês – é importante para eles obter cálcio do leite materno;
  • crianças de 1 ano de idade – durante este período, os bebês estão crescendo ativamente, e é extremamente importante garantir que haja produtos lácteos em sua dieta;
  • crianças com alergias – se o miolo não tolerar produtos à base de leite de vaca, o pediatra lhe dirá como substituí-los por ingestão suficiente de cálcio no corpo; Talvez os produtos à base de leite de cabra ajudem.

Cálcio “Inimigos”

Alguns produtos à base de plantas contêm substâncias que prejudicam a absorção de cálcio. Estes incluem ácidos fítico em cereais e ácido oxálico em vegetais de folhas verdes. Como resultado da interação desses ácidos com o cálcio, formam-se sais insolúveis – fitatos e oxalatos, a absorção de cálcio nessa forma é difícil. Em alguns processos, o magnésio pode agir como um antagonista do cálcio, de modo que um excesso do primeiro elemento pode prejudicar a digestibilidade do segundo.

A deficiência de cálcio em crianças pode resultar em retardo de crescimento e comprometimento da estrutura óssea.

Ossos e dentes fortes: prevenção da deficiência de cálcio

Prevenção

Desde a infância, ouvimos que o melhor tratamento é a prevenção. Como evitar a falta de cálcio? Um conjunto descomplicado de atividades a partir de uma dieta balanceada rica em alimentos contendo cálcio e atividade física completa ajudará o sistema ósseo do bebê a se desenvolver normalmente.

Magnésio

O magnésio é um elemento vital, é um dos minerais mais abundantes no nosso corpo. Em geral, o conteúdo do corpo humano, ele ocupa o quarto lugar – depois de sódio, potássio e cálcio. O magnésio está envolvido na formação dos ossos, na regulação do sistema nervoso e no metabolismo em geral. Sua falta de dieta aumenta o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares em geral.

O papel fisiológico do magnésio é que ele é um elemento indispensável de vários processos importantes: carboidrato-fósforo, energia e outros – participa de mais de 300 reações enzimáticas que ocorrem em nosso corpo.

  • Uma criança no primeiro ano de vida recebe magnésio com leite materno (em média 4 mg por 100 g de leite). Durante o primeiro semestre do ano, o bebê come 600-1000 ml de leite materno por dia e, com ele, 24-40 mg de magnésio.
  • O lugar principal para o teor de magnésio por 100 g de produto é o farelo. Estas são cascas duras de cereais obtidas na produção de farinha.
  • Produtos vegetais como bananas, cacau, nozes, damascos secos e ameixas secas, bem como vários tipos de cereais (trigo mourisco) e leguminosas são ricos em magnésio.
  • As bananas são muito úteis não só pelo seu teor de magnésio, mas também porque contêm potássio, que também é um macroelemento indispensável na dieta.

É útil beber água mineral com magnésio.

Em vegetais cozidos, por exemplo, em espinafre, beterraba, magnésio muito, mas se você cozinhá-los por um longo tempo e em grandes quantidades de água, este elemento útil é intensamente lavado.

Com uma dieta normal, em geral, a necessidade de magnésio do corpo é totalmente satisfeita.

Além disso, o magnésio está contido na água: quanto mais dura a água, mais desse elemento nela. Se a mãe tem magnésio suficiente na dieta e leite materno suficiente, então a necessidade da criança por essa macrocélula é satisfeita. Mas se a mãe tiver falta de magnésio no corpo – um problema semelhante surgirá no bebê. Portanto, é importante equilibrar a dieta, tendo desenvolvido uma dieta com um conjunto ideal de vitaminas e minerais que não interfiram na absorção mútua.

Lembre-se de que todos os produtos ricos em farinha contêm uma pequena quantidade de magnésio. Se você está tendo um dente doce com seu bebê, tente não “cuidar de si” pãezinhos. Melhor comer um punhado de nozes e frutas secas.

Fósforo

Outro dos minerais mais comuns na concentração no corpo humano é o fósforo. Ele colabora de perto com o cálcio, e o resultado de seu trabalho conjunto é ossos e dentes fortes e saudáveis. Além disso, o fósforo – um dos principais componentes da célula: faz parte do DNA e membranas celulares.

  • O metabolismo do fósforo está intimamente relacionado ao metabolismo do cálcio. Perturbação do consumo de fósforo com alimentos ou aumento da perda de que leva a uma violação do metabolismo do cálcio, o que impede a boa formação e crescimento saudável dos ossos e dentes da criança.
  • Os sintomas da deficiência de fósforo – distúrbios metabólicos, o desenvolvimento de fragilidade dos ossos e dentes, disfunção dos sistemas nervoso e muscular. Em crianças, é o retardo de crescimento e comprometimento do desenvolvimento ósseo e dentário.
  • Cerca de 85% do fósforo no corpo é encontrado nos ossos e dentes, mas também está presente em outras células e tecidos, participando de todos os processos metabólicos.

Sem fósforo, o metabolismo do cálcio no corpo é prejudicado, o que potencialmente atrasa o desenvolvimento adequado do sistema ósseo da criança. A deficiência de fósforo (como conseqüência e deficiência de cálcio) é perceptível nas dores ósseas e sua fragilidade, rigidez articular; a criança pode ficar inquieta, irritável, perder o apetite; o crescimento de crianças com escassez destes dois macroelementos está a abrandar.Certifique-se de incluir alimentos ricos em fósforo na dieta das crianças, o benefício não é tão difícil de fazer. Como o fósforo faz parte de todas as células, é fácil encontrar sua comida, especialmente de origem animal. Assim, em grandes quantidades, este elemento está contido em produtos proteicos (embora não exista fósforo na própria proteína), no leite, ovos, queijo, nozes, peixe e marisco e leguminosas. Os produtos lácteos são uma fonte de fósforo e cálcio,

Cereais (grãos integrais, levedo de cerveja, farelo, gérmen de trigo), vegetais e frutas também são uma fonte de fósforo, embora seja encontrado em pequenas quantidades. Na maioria dos tipos de carne vermelha e frango, o cálcio é muito menor do que o fósforo. Nos produtos lácteos, a proporção desses elementos é mais equilibrada.

Vitamina D

Como uma prevenção da deficiência de vitamina D, recomenda-se a inclusão de alimentos que contenham (óleo de fígado de bacalhau (óleo de peixe), enriquecido com produtos lácteos de vitamina D); Você também pode vir em auxílio de complexos vitamínico-minerais.

A vitamina D é necessária para a absorção de cálcio e fósforo nos intestinos.A vitamina D3 do grupo das vitaminas D é uma substância única que o corpo é capaz de sintetizar sob a ação dos raios UV. Os médicos recomendam ser o máximo possível ao ar livre, mesmo que não haja sol fora da janela. No entanto, em nossa pista, o número de dias ensolarados é limitado, e muitas vezes há uma pronunciada deficiência de vitamina D. Primeiro, as crianças sofrem com isso, enquanto crescem ativamente e seus ossos e dentes são formados e fortalecidos. Com deficiência patológica de vitamina D em crianças, o raquitismo pode se desenvolver, acompanhado por uma violação da forma e espessura dos ossos.

Vitaminas do grupo K (K1 e K2)

Um dos principais problemas que os pais enfrentam e evitam é a falta de cálcio no corpo do bebê. Este problema pode ter várias causas: falta desta macro na dieta, absorção insuficiente dos alimentos devido à deficiência de vitamina D e incorporação deficiente de cálcio nos ossos. Este último é devido ao fato de que outro “participante” desempenha um papel importante neste processo – a vitamina K. Ele ativa a proteína osteocalcina, que captura o cálcio do plasma sanguíneo e participa de sua inserção no tecido ósseo.

O grupo de vitaminas K é bastante extenso e inclui dois subgrupos: K1 e K2. A vitamina K1 é encontrada em alimentos vegetais, por exemplo, nas folhas verdes de beterraba e espinafre, em brócolis e muitos outros. K2 é produzido por microorganismos, incluindo a sua própria microflora intestinal, e também é encontrado em produtos lácteos fermentados – iogurte, kefir, queijo cottage.

Este misterioso grupo de vitaminas foi descoberto nos anos 30 do século passado e imediatamente causou muita controvérsia na comunidade científica. No decorrer do estudo dos elementos abertos, descobriu-se que suas funções no corpo das crianças são muito diversas e muito importantes: além de participarem da manutenção do tecido ósseo, elas são necessárias para a coagulação do sangue, bem como para alguns outros processos.

De todo o grupo de vitaminas, o K2 está principalmente interessado em nós, que desempenha uma função muito importante no organismo das crianças – ele participa do metabolismo ósseo, ou seja, ajuda o cálcio a penetrar no tecido ósseo.

É conveniente seguir a dieta do bebê, se cálcio e vitamina K2 entrarem no corpo da criança ao mesmo tempo. Portanto, é importante oferecer-lhe alimentos que sejam ricos em todos os nutrientes que ajudarão as migalhas a crescer e se desenvolver. Agusha coalhos são uma fonte de cálcio e vitamina K2 que fornece cálcio para os ossos e dentes de uma criança.

A fonte mais importante de vitamina K2 é o nosso próprio corpo. No intestino, essa substância é sintetizada e depois distribuída por todo o corpo, participando de uma variedade de processos que fundamentam a vida humana. Além disso, as vitaminas K vêm da comida, por isso, não se esqueça de fazer uma dieta variada para ter certeza de obter o suficiente das vitaminas e minerais necessários.

Menu para ossos fortes

Para resumir: que alimentos em nossa mesa são os nutrientes de que falamos aqui – cálcio, fósforo, magnésio, vitaminas D e K? 

Onde obter todas as vitaminas e minerais necessários?

Cálcio

  • Produtos lácteos
  • Ovos
  • Espinafre
  • Queijo duro
  • Gergelim
  • Verduras frescas
  • Nozes e sementes,
  • Frutas secas.

Vitamina D

  • Óleo de peixe
  • Fígado de bacalhau

Magnésio

  • Farelo de aveia,
  • Bananas
  • Legumes,
  • Frutas secas,
  • Cereais

Fósforo

  • Leite
  • Ovos
  • Queijo
  • Nozes
  • Frutos do mar,
  • Legumes,
  • Trigo mourisco
  • Levedura
  • Batatas
  • Frutas secas,
  • Sementes

Quais grupos de produtos devem ser regularmente consumidos para que o bebê consiga todos os elementos necessários para ele na quantidade certa, e existem fatores adicionais, além da alimentação, que afetam sua saúde? 

Leite e produtos lácteos

O leite contém grandes quantidades de cálcio. Para atender a necessidade diária desse elemento, recomenda-se que um adulto use 3 porções de produtos lácteos. Durante a gravidez, esta necessidade aumenta em quase um terço, pelo que pode adicionar às três principais porções adicionais. Os produtos lácteos (kefir, creme azedo, queijo, iogurte) também contêm cálcio. Por isso, aconselhamos a entrada na dieta de uma variedade de produtos lácteos.

Você pode dar leite como uma bebida ou preparar outros pratos baseados nele (cereais, pudins, kissels, coquetéis). Se o bebê tiver uma reação alérgica ao leite, procure orientação do seu pediatra ou alergista. Eles vão te dizer como substituir este produto.

Peixe 

Se o bebê não for alérgico, certifique-se de incluir purê de peixe em sua dieta (não antes de 8 meses). O peixe é uma fonte completa de proteína e gordura, contendo uma grande quantidade de ácidos graxos poliinsaturados, incluindo a classe 3, além de vitaminas B2, B12 e minerais. O peixe é introduzido na dieta de crianças de 8 a 9 meses com cautela, levando em consideração a tolerância individual. Dá-se a uma criança 1 – 2 vezes por semana em vez de um prato de carne.

Produtos de carne

A carne contém proteína animal de alta qualidade, cuja quantidade na carne bovina, carne de porco magra, carne de coelho, galinhas, frangos, peru, carne de cavalo atinge 20-21%, e também ferro heme bem digestível, magnésio, zinco, vitaminas B1, B2, B6 B12. Purê de carne na dieta é recomendado para introduzir crianças com mais de 6 meses. 

Ovos

A gema de ovo é uma ótima fonte de vitamina D, e a casca de ovo é rica em cálcio. Proteínas e vitaminas – o valor deste produto da pele ao núcleo. O antigo conselho dos nutricionistas resumia-se ao fato de que comer ovos deveria ser de 2 a 3 vezes por semana. Especialistas modernos dizem que é ideal para a saúde comer 6 a 7 ovos durante esse período. Se você é alérgico a clara de ovo, ovos de codorna são recomendados, e sua concentração de vitaminas é maior.

Legumes e frutas

O puré vegetal contém ácidos orgânicos, potássio, ferro e fibra dietética, incluindo pectinas. Certos tipos de vegetais (cenoura, abóbora, espinafre, etc.) são ricos em caroteno, um precursor da vitamina A. No início da isca, o purê deve consistir de vegetais do mesmo tipo, com fibras delicadas, como abobrinha ou couve-flor. Além disso, é aconselhável usar uma combinação de 3 a 4. Legumes contêm açúcares naturais (glicose, frutose, sacarose), ácidos orgânicos (málico, limão, etc.) que têm um efeito positivo sobre os processos digestivos e são semelhantes em composição e valor nutricional aos sucos de frutas. especialmente com polpa. Ao mesmo tempo, a porcentagem de açúcares, ácidos orgânicos e fibra dietética neles é mais alta que em sucos.

Outras fontes de saúde óssea

Para que nossos filhos sejam fortes e saudáveis, é realmente importante garantir que sua dieta seja correta e variada. Mas não menos importante é a caminhada ao ar livre.

Raios de sol

Para a absorção de cálcio, o corpo precisa de vitamina D, que é produzida sob a influência da luz solar. Ande mais! Não se esqueça de que os protetores solares são necessários para proteger a pele da radiação ultravioleta excessiva, mas bloqueiam a possibilidade de produzir essa vitamina. Portanto, é aconselhável que o bebê fique por um curto período de tempo sob a luz solar direta de manhã ou à noite.

Muito movimento

Dê ao seu filho a oportunidade de se mover o máximo possível. Jogos ativos, especialmente ao ar livre, fortalecem o sistema musculoesquelético da criança. Se seu bebê não tiver atividade na rua, conecte-se: interesse a criança em brincar junto, mostre que o movimento traz muita alegria, melhora o tom e melhora o humor.

Saúde para o seu bebê!

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