Como melhorar a digestão durante a gravidez

crianca com mamaderia

Que dificuldades com a digestão surgem em mulheres grávidas, com quais estão ligadas, se existem formas naturais para resolver estes problemas, o que deve ser nutrição e dieta, exercício e formação psicológica – vamos discutir estas questões em conjunto.

Digestão durante a gravidez

Problemas digestivos durante a gravidez são o que um número considerável de mulheres grávidas enfrentam. Apesar do fato que os hormônios desempenham um papel significante na violação do sistema digestivo, o nível elevado de que afeta não só a preservação da gravidez, mas também o abrandamento de processos digestivos, no entanto, uma dieta desequilibrada e dieta imprópria o tempo de espera do bebê, bem como a falta de atividade física.

Para evitar possíveis problemas com a digestão durante a gravidez, é melhor começar a preparar seu corpo com antecedência, incluindo melhorar o modo de vida e nutrição, e também equilibrar a dieta.

Naturalmente, uma dieta saudável não garante a completa ausência de outros sintomas da gravidez, exceto a menstruação interrompida e o tamanho crescente do abdômen e do tórax – a ação dos hormônios femininos responsáveis ​​pela manutenção da gravidez não foi cancelada. No entanto, isso pode reduzir significativamente sua gravidade.

Se você não tem tempo para ajustar a dieta e estilo de vida antes da gravidez, vamos ver o que você pode fazer agora para melhorar sua condição.

O que é toxicosis grávida

A doença matinal, ou toxicosis precoce de mulheres grávidas, é uma condição familiar a quase 70% das mulheres que esperam um filho. Náusea, salivação excessiva, perda ou alteração no apetite, reação a certos odores e produtos são sintomas típicos de intoxicação precoce. O único momento positivo nesse estado pode, talvez, ser chamado de fato de que é o primeiro sinal óbvio do início da gravidez.

Ainda não há uma resposta clara para a pergunta sobre as causas dessa condição. Hormônios, hábitos alimentares, a presença de doenças crônicas, o contexto psicológico da gravidez e alguns aspectos neurológicos da saúde da futura mãe desempenham seu papel.

A náusea – o mais desagradável dos sintomas da doença da manhã – começa imediatamente após o despertar e desaparece à medida que a atividade física aumenta, mas pode durar o dia todo e atrapalhar uma mulher grávida, mesmo à noite.

Uma das causas da náusea é a hCG – gonadotrofina coriônica humana, o mais famoso hormônio da gravidez, com o qual é determinado (por urinálise). Começa a ser produzido pelo corpo assim que o óvulo fertilizado é preso à parede do útero. A correlação exata entre a náusea e este evento ainda não foi estabelecida, mas o fato de ambos os processos coincidirem no tempo fala em favor da suposição de que a relação existe.

Segundo outras teorias, a náusea é a culpa: o hormônio estrogênio, estresse, estômago sensível, fadiga e outros fatores.

A toxicose precoce manifestou-se mais ativamente nos primeiros meses de gravidez. Ocorre por volta da 6ª semana, enfraquece até o final do primeiro trimestre, e na maioria dos casos até a 15ª-22ª semana passa completamente. E apenas uma pequena porcentagem de gestantes acompanhará esse estado da gravidez inteira.

Nem todos os remédios para o enjôo matinal são igualmente eficazes. Cada gravidez é única e depende do estado hormonal, neurológico, imunológico, endocrinológico e psicológico de uma mulher. No entanto, esperamos que, de todas as ferramentas listadas abaixo, você possa escolher por si mesmo o que trará alívio para você.

  • De manhã, não se apresse em sair imediatamente da cama. Defina o alarme um pouco antes da hora certa, e quando você acordar, organize seu café da manhã na cama. Para fazer isso, mantenha sempre bolachas, cereais, bolachas ou uma maçã perto da cama. Um café da manhã leve ajuda a prevenir o enjôo matinal.
  • Tenha um bom café da manhã, é aconselhável escolher alimentos ricos em proteínas, como queijo cottage ou ovos.
  • Contribuir para a ingestão de alimentos açucarados com estômago vazio.
  • Tome refeições várias vezes ao dia em pequenas porções. A progesterona, que sustenta a sua gravidez, retarda o movimento da comida através do trato digestivo. Portanto, tente não comer demais. Faça uma regra para beber um copo de água potável 30 minutos antes de uma refeição ou 30 minutos depois de uma refeição (mas não durante!).
  • Prefira comida quente, fria e fria (sanduíches, saladas) e pratos simples (arroz, torradas secas, batatas assadas).
  • As pausas entre as refeições não devem ser longas – não se levem à sensação de fome: muitas vezes a náusea só aparece no fundo de tal estado, por isso deve sempre haver um lanche à mão.
  • Descanse o quanto o corpo precisar, especialmente se você se levantar cedo de manhã. No entanto, tente evitar o sono diurno imediatamente após a ingestão: isso só pode agravar a náusea.
  • Não faça movimentos bruscos e inclinados: eles provocam vômitos.
  • Evite alimentos e odores que deixam você nauseado.
  • Beba bastante líquido ao longo do dia para evitar desidratação e coágulos sanguíneos.
  • Evite entupimento e calor excessivo: agrava surtos de náusea. Ventile a sala com mais frequência.
  • No menu da noite incluem pratos não picantes, sem sal e com baixo teor de gordura sem um sabor pronunciado.
  • Durma bem a tempo de dormir o suficiente e recupere-se para o dia seguinte.
  • Passe mais tempo ao ar livre.

O que ajuda contra a náusea

Alguns alimentos ajudam a aliviar sintomas desagradáveis:

  • bolachas, bolachas;
  • vegetais crus e frutas, especialmente azedo;
  • limão (beber suco de limão com água, comer uma fatia, inalar o aroma);
  • tangerina, grapefruit (especialmente frio);
  • melancia;
  • gengibre (chá de ervas, geléia de gengibre e marmelada);
  • hortelã (moderadamente, na forma de chá ou doces; de acordo com muitas mulheres grávidas, a hortelã é o melhor remédio para a náusea, mas tem o efeito oposto em alguns);
  • geléia;
  • sorvete de frutas, sorvete (não se deixe levar!);
  • pirulitos (especialmente hortelã, gengibre, limão).

O que mais pode ajudar?

  • Vitaminas B (especialmente B6, 50 mg por dia);
  • acupuntura, se você confiar nessa técnica. Um dos pontos está no pulso, é chamado de “Pericardium Point P6”; o estímulo dela é baseado na ação de pulseiras especiais para náusea, eles são vendidos em farmácias; Se você não decidir massagear a zona especificada, use este dispositivo simples.

Nem náusea nem vômito é perigoso para a saúde da mãe e do feto. Se os ataques de vômito não forem mais do que cinco por dia, isso é considerado um leve grau de intoxicação e não requer correção séria, exceto para seguir as regras especificadas acima.

Durante a gravidez, os exames são feitos regularmente, e o médico pode julgar a partir deles o quanto a condição de uma gestante que tem episódios de vômito corresponde a valores médios. Se a hemoglobina e os leucócitos no exame de sangue estiverem normais, os corpos de acetona e cetona estão ausentes na urina, e a bilirrubina no exame de sangue bioquímico permanece no corredor de valores aceitáveis ​​- a toxicose pode ser corrigida pela normalização da nutrição e do estilo de vida.

Toxicose de gravidade moderada é indicada nos casos em que são observados até 10 ataques de vômito, e o médico prescreve medicamentos. Além dos meios que aliviam os sintomas da toxemia, os antiácidos podem ser prescritos para salvar a azia.

O que é azia?

Azia é um fenômeno acompanhado por uma sensação de queimação no esôfago.

Até metade de todas as mulheres grávidas experimentam esta condição, mais frequentemente no segundo e terceiro trimestres. A responsabilidade por isso está nas alterações hormonais e fisiológicas que ocorrem no corpo da mulher devido à gravidez. 

Enquanto a criança está esperando, a placenta produz o hormônio progesterona, que suaviza o tônus ​​dos músculos lisos, inclusive diminui a contratilidade dos músculos do útero, o que é necessário para a preservação da gravidez. Mas também relaxa os músculos da válvula, que separa o esôfago do estômago e normalmente impede a infiltração de suco gástrico no topo. Esse fenômeno causa uma sensação de queimação ou azia.

Azia geralmente ocorre após o consumo pesado de alimentos gordurosos e picantes. É agravado em uma posição propensa, vira-se de um lado para o outro, inclina-se para a frente.

Este estado é corrigido por mudanças na dieta e dieta e estilo de vida. 5 – 6 refeições por dia em pequenas porções durante o dia – a condição inicial da normalização do estado. Não é recomendado ir para a cama depois de comer (e, portanto, comer à noite) e permanecer em um estado oblíquo por um longo tempo. A cabeceira da cama deve estar 15 graus acima dos pés.

Se mudanças na dieta e estilo de vida não ajudarem a lidar com o problema, os antiácidos podem extinguir a azia de forma rápida e segura e aliviar as sensações dolorosas.

A ação de drogas do grupo de antiácidos baseia-se na neutralização do ácido gástrico pela combinação química de elementos de magnésio, alumínio e cálcio. Contribuem para a formação de uma película protetora no estômago, adsorção de ácidos biliares e toxinas, aumentam o tônus ​​da válvula, responsável por impedir a entrada de ácidos gástricos no esôfago e aumentar a resistência da mucosa gástrica. No entanto, eles levam à constipação, que já pode perturbar uma mulher grávida, e o alumínio penetra na placenta e se acumula nos tecidos fetais, causando vários distúrbios do desenvolvimento.

Portanto, o medicamento mais eficaz para azia é medidas dietéticas. Os antiácidos alimentares lidam perfeitamente com isso, além de agirem mais e mais fortes que os medicamentos.

Como lidar com azia

Você pode comer os seguintes alimentos:

  • proteína;
  • legumes em forma surrada e cozida;
  • maçã assada;
  • iogurte;
  • 1 colher de chá mel em um copo de leite morno (não para aqueles que são alérgicos ao mel e / ou leite);
  • carne magra

Não coma:

  • alimentos gordurosos e salgados;
  • salinidade, carnes defumadas, molhos, vinagre, temperos;
  • Sumos e compotas de frutas ácidas;
  • frutas cítricas;
  • tomates;
  • fibra grossa (repolho branco, cebola, alho, rabanete);
  • cogumelos;
  • pão preto;
  • chocolate; café;
  • chá quente forte;
  • refrigerante.

A decisão sobre a nomeação de uma droga que pode aliviar as manifestações de azia só deve ser feita por um médico. Discuta com ele sua condição, frequência e intensidade dos sintomas. Não se auto-medicar!

Vômitos enormes de mulheres grávidas (Hyperemesis gravidarum)

Se episódios de vômito ocorrem mais de 10 vezes por dia, e comida, como qualquer líquido, não é retida no corpo, esta condição é considerada uma forma grave de toxemia e é chamada de “vômito indomável de mulheres grávidas”. Requer internação hospitalar sob supervisão médica e tratamento. 

Certifique-se de conversar com seu médico que está assistindo a sua gravidez se os ataques de náusea forem acompanhados por vômitos constantes, perda de peso, febre, dor e sinais de desidratação. Tal estado não deve ser corrigido por remédios populares, e ainda mais por remédios prescritos independentemente.

Constipação

Aproximadamente metade das mulheres em diferentes períodos da gravidez se deparam com um problema como a constipação.

Além das características da estrutura anatômica do intestino, as principais causas de constipação são: sedentarismo, dieta pobre em fibras, ingestão inadequada de líquidos e determinados nutrientes (vitaminas do complexo B, magnésio) e estado psico-emocional tenso (estresse, ansiedade, aumento da ansiedade).

Durante a gravidez, os hormônios são adicionados a esta lista, que tem um efeito relaxante na musculatura dos órgãos internos, bem como o tamanho do útero que aumenta à medida que o feto se desenvolve, o que pressiona os intestinos. O enfraquecimento do peristaltismo deste órgão contribui para o fato de que o alimento passa mais lentamente através do trato digestivo.

As preparações de ferro, incluídas na lista de vitaminas recomendadas para uso durante a gravidez, também contribuem. Se você tomar ferro, além de sua dieta, não se esqueça de beber bastante líquido (2 litros).

Como evitar a constipação

  • A dieta deve ser fibra bastante grossa (25 – 30 g por dia devido a vegetais crus e frutas, cereais integrais, farelo).
  • Beba a quantidade necessária de líquido (2 litros por dia), especialmente se você tomar suplementos de ferro e comer bastante fibra.
  • Seja fisicamente ativo: natação, caminhada, ginástica para mulheres grávidas, outro exercício moderado estimula os intestinos. Aguarde 30 minutos para as aulas de 3 a 5 vezes por semana.
  • Reduza ou divida a dose diária em várias doses ao longo do dia. Se os testes mostrarem um bom nível de hemoglobina, converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer sem vitaminas quimicamente sintetizadas. Neste caso, você precisará garantir que sua dieta é suficiente alimentos – fontes de ferro: carne bovina, frango, peru, carne de porco, ovos, vegetais verdes, ameixas, figos, uvas, frutas secas, nozes, grãos.

Flatulência

A flatulência durante a gravidez não é rara, não é surpreendente que este tópico não deixe a agenda aberta para reuniões virtuais de sites de mães grávidas na rede.

A formação de gás, é claro, não é apenas um problema para as mulheres grávidas, mas é durante esse período que ele tem seu próprio caráter especial e outras razões. 

Um deles é o aumento do nível de progesterona (um hormônio responsável por relaxar os músculos de todo o corpo, incluindo os órgãos internos).

Como resultado, seus músculos intestinais relaxam e a digestão, incluindo o movimento de alimentos digeridos ao longo da parte inferior do trato, diminui a velocidade. Agora, pode levar até 30% mais tempo do que antes. Esta circunstância e contribui para a formação de gás.

A tendência à flatulência cresce proporcionalmente ao aumento do tamanho do feto no útero, à medida que o útero em expansão pressiona as paredes da cavidade abdominal. Isso retarda ainda mais a digestão e ativa a formação de gás.

Como a progesterona tem um efeito relaxante na musculatura de uma mulher grávida, não é fácil para ela manter os gases nela. Um dia você pode se deparar com uma situação em que algo semelhante aconteceu em um lugar público, e certamente não lhe causou grande entusiasmo, mesmo que você tenha brincado e repreendido o bebê em seu estômago.

Portanto, confira as possíveis soluções para esse problema.

Infelizmente, é impossível se livrar dos gases durante a gravidez. Mas aprender a administrar esse estado até certo ponto você pode. Sua principal tarefa é minimizar a frequência. 

Alguns alimentos têm formação de gás, não importa o que você faça. Em tal efeito sobre o corpo são vistos: feijão, ervilha, grãos integrais, brócolis, repolho e couve de Bruxelas, abobrinha.

Pessoas diferentes têm flatulência causada por diferentes alimentos. Você pode começar a manter um diário pessoal para rastrear os produtos após os quais você aumentou a formação de gás.

Como evitar a formação de gás

Recomendações gerais para reduzir e, se tiver sorte, evitar a formação de gás são:

  • Evitar ou restringir o consumo de alimentos e líquidos que tradicionalmente causam flatulência – leguminosas, repolho, abobrinha, bebidas carbonatadas – e aqueles que têm um efeito similar sobre você;
  • não coma alimentos fritos gordurosos;
  • beber de um copo sem usar um canudo;
  • Evite roupas apertadas e esmagadoras ao redor da cintura;
  • comer pequenas porções 5-6 vezes ao dia;
  • dê-se exercício, faça exercícios para mulheres grávidas;
  • limitar ou eliminar os adoçantes artificiais;
  • consumir mais líquidos;
  • coma devagar, mastigando completamente a comida.

O último ponto é uma das maneiras mais confiáveis ​​de combater a flatulência. A formação de gases é causada principalmente quando uma bactéria que vive nos intestinos e é responsável por quebrar alimentos que não foram completamente mastigados por você e digeridos por enzimas no estômago, não tem tempo para lidar com sua função. 

Aumento da formação de gás não causa nenhum dano ao seu bebê. Pode te incomodar muito, mas ele realmente não se importa. Portanto, concentre-se em comer alimentos que tenham alto valor biológico e energético, o que proporcionará uma migalha com todas as vitaminas necessárias.

Em conclusão, queremos lembrá-lo dos princípios da nutrição saudável durante a gravidez, que são desejáveis ​​para aderir a fim de prevenir ou aliviar problemas digestivos.

Nutrição para boa digestão

As recomendações nutricionais tradicionais para mulheres grávidas incluem os seguintes itens: proteínas:

  • carne magra
  • peixe
  • um pássaro
  • ovos
  • legumes;

carboidratos:

  • legumes e frutas
  • pão e cereais – a principal fonte de energia;

gorduras benéficas – ácidos graxos poliinsaturados:

  • óleos vegetais,
  • óleo de peixe
  • nozes;

laticínios e produtos lácteos:

  • leite pasteurizado,
  • kefir
  • queijo cottage,
  • queijo
  • iogurte;

vitaminas e minerais:

  • ácido fólico
  • vitamina C,
  • cálcio,
  • magnésio,
  • ferro,
  • Vitaminas do complexo B – o mais importante durante a gravidez;
  • líquido – 2 litros por dia (com rins funcionando normalmente);
  • evitando álcool, altas doses de cafeína, bebidas carbonatadas açucaradas, conservantes, corantes alimentares, intensificadores de sabor, alimentos de conveniência, produtos de carne processados ​​(salsichas), gordura trans (fast food), carne e peixe em forma crua, seca, defumada, ovos crus, leite não pasteurizado Queijos fermentados, salgados, gordurosos, condimentados, produtos de qualidade e frescor duvidosos;
  • 5-6 refeições por dia em pequenas porções. Isto é especialmente importante à medida que o feto cresce: o tamanho usual da porção na segunda metade da gravidez causará uma sensação de peso, levando ao inchaço e formação excessiva de gás. Também é importante não pular refeições, não fazer pausas longas entre as refeições, nem comer à noite. O líquido é recomendado para ser tomado 30 minutos antes ou 30 minutos depois de uma refeição, mas não durante;
  • alimentos biologicamente e energeticamente ricos de alimentos frescos e de alta qualidade.

Uma dieta balanceada é a melhor garantia de que você e seu bebê receberão todos os nutrientes necessários com os alimentos. Os suplementos vitamínicos complementam bem uma dieta bem formulada (mas não devem substituí-la!).

O complexo de medidas para melhorar a digestão será incompleto, para não mencionar os exercícios físicos que podem aliviar a condição, bem como para formar uma atitude psicológica em relação a uma atitude positiva perante a vida e as mudanças que ocorrem no corpo da futura mãe.

Ginástica para mulheres grávidas

Aqui estão os exercícios que provaram sua eficácia na normalização do trato gastrointestinal.

  • Pose de gato. Este é um dos melhores asanas em yoga, aumenta a flexibilidade da coluna e remove os grampos musculares que afetam o trabalho dos órgãos internos. A pose é tão boa que até os oponentes ardentes do ioga incluíram-no na lista de exercícios recomendados de mulheres grávidas.

Técnica: posição de quatro, joelhos exatamente abaixo dos ossos pélvicos, mãos sob os ombros, pernas e braços estão na mesma linha. Alternadamente, dobre e dobre a coluna lombar e torácica. Quando as costas são arredondadas, a cabeça é inclinada para baixo, os olhos olham para o chão. Quando a deflexão é feita, a cabeça sobe e o olhar é direcionado para cima. A inalação é feita na posição das costas arqueadas, a expiração é côncava.

  • Exercícios de Kegel.
  • Exercício suave para mulheres grávidas para aquecer todos os músculos do corpo. Exercícios na posição de cócoras, sifonagem, curvas não afiadas, torção suave são especialmente úteis. Exercícios que afetam os músculos do pescoço, costas e especialmente a pélvis, afetam diretamente o trabalho e os órgãos internos, incluindo o sistema digestivo.

Além de exercícios físicos, um bom efeito tônico no corpo e relaxante – nos músculos têm:

  • aeróbica;
  • калланетика;
  • dançando;
  • natação (hidroginástica para gestantes);
  • andar é a forma mais fácil e acessível de atividade física para todas as mulheres grávidas; caminha em um ritmo intenso ao ar livre é especialmente bom;
  • jogging (para aqueles que estão ativamente envolvidos na corrida antes da gravidez);
  • Yoga – ao realizar certas poses, não apenas mudanças positivas na forma física foram notadas, mas também melhorou o humor, aumentou o sono e aumentou a resistência geral (incluindo psicológica), o que é muito importante para uma mulher grávida.

Lembre-se de que, antes de iniciar essa ou aquela atividade física, você deve consultar seu médico e, com a técnica de realizar exercícios específicos, deve conhecer melhor as aulas especiais para mulheres grávidas.

Seja qual for o tipo de atividade física que você escolher, lembre-se da moderação (30 minutos por dia é o nível ideal de carga para não atletas), ouça os sinais que seu corpo lhe envia, não permita fadiga física, tontura e distúrbios do batimento cardíaco e respiração. O exercício deve ter não apenas saúde para o corpo, mas também alegria para o espírito – somente neste caso o efeito positivo esperado pode ser sentido.

Bom humor para uma boa digestão

A comida que comemos afeta direta ou indiretamente o nosso humor. Afinal, se é rico em nutrientes que transportam energia, alimentamos todos os sistemas e órgãos do nosso corpo com poder vivificante. Microelementos como, por exemplo, vitaminas B são vitais para o funcionamento normal do sistema nervoso.

O inverso também é verdadeiro: um espírito saudável e calmo harmoniza o trabalho do sistema nervoso e de todos os outros sistemas do corpo.

A psicologia moderna reconhece o fato de que podemos influenciar o corpo através da consciência. E se for preenchida com positividade e for preparada para superar quaisquer desafios que enfrentamos na vida, estamos fisicamente se tornando mais resilientes e podemos lidar com algumas interrupções no funcionamento dos sistemas do corpo sem médicos.

Gravidez não é exceção. Estresses crônicos e estresse psicológico experimentados em conexão com as condições e estilo de vida, e em uma situação normal, retardam o trabalho do trato digestivo – sem falar de uma carga tão aumentada no corpo quanto a gravidez. Portanto, vamos criar uma atitude positiva. Como fazer isso?

Como trabalhar para criar um bom humor

  • Evite condições estressantes e trabalhe na sua resistência psicológica aos seus efeitos. Sob estresse, temos hormônios que suprimem o trabalho de alguns sistemas do corpo, incluindo o digestivo. Além disso, sabemos da fisiologia que, em tal estado, o sangue é drenado de órgãos internos e corre para as extremidades, o que garantiu aos nossos ancestrais distantes a sobrevivência ao encontrar predadores. As condições de vida de uma pessoa moderna também mudaram, as fontes de estresse, mas a nossa fisiologia não é, porque tais situações ainda afetam negativamente o corpo e a psique.
  • Exercícios de respiração. Eles não apenas preparam o corpo para o parto, mas também têm um efeito relaxante e calmante pronunciado no sistema nervoso.
  • Aromaterapia Aliviar a tensão nervosa, tonificar e criar um bom humor aromas de lavanda, abeto, rosas, sândalo, manjericão, laranja, bergamota. Óleos de limão, sálvia, menta, erva-cidreira, camomila e erva-doce têm um efeito positivo no trato digestivo. Óleos aromáticos devem ser usados ​​com cuidado, pessoas propensas a alergias – em particular. É melhor consultar o seu médico.
  • Técnicas de relaxamento.
  • Andando na natureza.
  • Comunicação com pessoas positivas.
  • Chega de descanso e sono.

Apesar do fato de que problemas digestivos ocorrem em diferentes estágios da gravidez em quase todas as gestantes, isso não significa que é impossível influenciar sua gravidade e frequência.

Cumpra os princípios da alimentação saudável, tenha um estilo de vida ativo, descanse mais e fique ao ar livre, durma o suficiente, crie uma atmosfera psicológica positiva ao seu redor – e as chances de que o período de espera do bebê seja marcado por uma alegre antecipação desse evento emocionante. aumentará. Gravidez fácil e feliz para você!

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