Depressão pós-parto

saude da mulher

Por que depressão pós-parto ocorre, como identificar e superar no tempo

Foram nove meses de espera e parto – tudo o mais difícil acabou. Você tem o melhor, lindo e perfumado bebê em seus braços e, finalmente, a ilimitada felicidade da maternidade, da qual seus amigos tanto falaram, deve vir. Só por algum motivo isso não acontece. Se, além disso, você se sentir melancólico, fadiga profunda, confusão – talvez seja uma questão de depressão pós-parto.

Estas palavras não devem ter medo: elas não significam que você é uma mãe má ou não está pronta o suficiente para uma nova vida. A depressão pós-parto é uma condição comum que muitas mulheres enfrentam, incluindo estrelas e “mães ideais” das redes sociais. Segundo a OMS, a depressão pós-parto ocorre em cerca de 25% das jovens mães. 

É interessante que isso aconteça nos novos papas. De acordo com uma pesquisa realizada em 2012 pela Associação Americana de Médicos (AMA), cerca de 10% dos pais após o parto sentem sintomas fracos, irritáveis, tristes – clássicos da depressão pós-parto. A principal coisa que ambos os pais precisam fazer é identificar corretamente sua condição e ajudar-se mutuamente a lidar com isso.

Sinais de depressão pós-parto

Depressão pós-parto é muitas vezes confundida com baby blues, o blues que ocorrem em 70% das jovens mães. É caracterizada por alterações de humor, lágrimas irrazoáveis, sensação de desamparo, fadiga constante. Tudo isto é compreensível: no corpo houve sérias alterações hormonais, a quantidade de sono diminuiu drasticamente e o número de ansiedades aumentou. 

Normalmente, depois de um mês ou dois, a mãe se acostuma com o novo estado, a tempestade hormonal diminui e o fundo emocional volta ao normal. Mas se o blues não desaparecer após 8-10 semanas e só aumentar, e a apatia, a depressão, a indisposição para cuidar do bebê forem adicionadas às sensações – talvez seja uma questão de depressão pós-parto. Geralmente desenvolve-se gradualmente, mas às vezes uma avalanche cai em uma jovem mãe literalmente em um dia.Aqui estão os sintomas que dão uma razão para pensar seriamente em sua saúde:

  • Enxaqueca;
  • Distúrbio de indigestão;
  • Prurido;
  • Insônia;
  • Neuralgia;
  • Pesadelos;
  • Mudanças de humor inexplicáveis;
  • Lágrimas frequentes;
  • Problemas na comunicação com seu próprio filho, falta de interesse nele;
  • Relutância em contatar parentes e amigos;
  • Repartição geral;
  • A sensação de que você é uma mãe ruim e não consegue lidar;
  • Senso de inutilidade, vergonha, culpa;
  • Incapacidade de se concentrar em algo e tomar decisões;
  • Comprometimento da memória;
  • Ataques de pânico;
  • O desejo subjacente de machucar a si mesmo ou a uma criança.

Toda mãe que descobriu esses sintomas alarmantes se perguntará inadvertidamente: por que isso aconteceu comigo?

Causas da depressão pós-parto

O mecanismo do início da depressão pós-parto não é bem compreendido. Segundo os cientistas, seu desenvolvimento é influenciado por muitas razões diferentes, desde a predisposição genética até a emigração recente. Mulheres de todas as idades e classes estão sujeitas a esta condição, e é impossível proteger-se completamente. Mas alguns fatores devem ser levados em conta pela mãe – está provado que eles aumentam as chances de depressão pós-parto:

Alguns pesquisadores argumentam que a amamentação ajuda a reduzir o risco de depressão pós-parto.

  • Você já foi diagnosticado com depressão;
  • Houve casos de depressão ou transtornos mentais em sua família;
  • Você sempre teve síndrome pré-menstrual pronunciada;
  • Você teve uma gravidez problemática;
  • Enquanto espera pelo bebê, você experimentou muito estresse;
  • A criança tem problemas de saúde;
  • Você tem dificuldade em amamentar;
  • Você está descontente com o relacionamento com seu marido;
  • Você não tem amigos próximos;
  • Você tem problemas financeiros;
  • A gravidez não foi planejada.

Os distúrbios do sono podem prolongar a depressão pós-parto, por isso é muito importante organizar um pouco de descanso para si mesmo em qualquer oportunidade. Até mesmo um sono de dez minutos ajudará você a se sentir melhor.

Infelizmente, as mães jovens muitas vezes são tímidas em sua condição ou a consideram uma variante da norma e não procuram ajuda, embora elas obviamente precisem dela. Mas se você está tendo três ou mais sintomas de depressão pós-parto e eles não desaparecem dentro de 4 a 6 semanas, você deve contatar um especialista. Se o seu próprio bem-estar não é motivação suficiente, pense no bebê: ele realmente precisa de uma mãe calma e carinhosa.

Ajuda profissional

Uma boa maneira de lidar com a depressão pós-parto são as sessões de psicoterapia. Ajudam as mulheres a aumentar a auto-estima, estimulam a comunicação com o bebê, devolvem o interesse à vida.

O especialista lhe dirá como relaxar e cuidar-se corretamente, por exemplo, aconselhar a terapia de arte, a meditação ou a ioga. Muitas vezes, parentes próximos de uma jovem mãe são convidados para as sessões, porque sem o seu apoio, a cura é impossível.

Em alguns casos, você pode precisar de assistência médica, e isso não deve ter medo. Se você for a um médico, isso significa apenas que você é uma mãe pensante que se preocupa com seu estado de saúde. Primeiro, você precisará passar por alguns testes – assim, a falta de hormônios da tireóide ou estrogênio pode agravar o estado depressivo.

O médico irá corrigir os hormônios e prescrever o tratamento com antidepressivos. Muitas mulheres não querem tomar esses medicamentos por medo de dependência ou a necessidade de desmamar uma criança. É importante saber que agora existem drogas leves que são compatíveis com a amamentação, e o curso da terapia geralmente dura apenas algumas semanas.

Peça ao seu médico para verificar sua medicação para amamentar.

Cuidando de você

Como você pode ajudar a lidar com a depressão? Descanse, descanse e descanse novamente, na medida do possível. A própria natureza cuidou disso, porque nos primeiros meses o bebê dorme muito e a mãe pode descansar com ele. 

Dê a si mesmo tempo para fazer contato com o bebê: carregue-o com mais frequência em seus braços, beije, abraça, amamente. Isso ajuda a dominar o sentimento de alienação se ele aparecer. Nas primeiras semanas após o nascimento, minimize as visitas de amigos e parentes, concentre-se em si e no recém-nascido.

Durma o suficiente e coma bem, especialmente se estiver amamentando: você precisa de todos os oligoelementos e vitaminas. Mime-se com comida deliciosa e saudável, porque o trigo mourisco e os bolachas não contribuem para um bom humor. Idealmente, se alguém puder ajudá-lo na vida cotidiana: faça compras, cozinhe comida, faça limpeza doméstica.

6 dicas para prevenir a depressão pós-parto:

  • Cerque-se de coisas bonitas, escolha essas fontes de notícias e canais de informação que não carregam negativo, ouça boa música. Tente não ler livros ruins, não assistir a filmes de terror, não ir a fóruns na Internet onde problemas e doenças infantis são discutidos;
  • Não se sobrecarregue com todo tipo de coisas. No momento, o principal é uma criança, mas para ele não há nada mais importante do que uma mãe feliz e satisfeita. Limpeza e trabalho podem muito bem esperar;
  • Não acredite em tudo que as “boas mães” escrevem nas redes sociais. Na verdade, o ideal não existe e as fotografias na Internet não transmitem o verdadeiro estado das coisas. Não seja igual a eles, porque você não sabe como eles realmente vivem;
  • Adicione luz e ar! Muitas vezes, andar de manhã e à tarde, areje o apartamento, não se sente no escuro. Você pode comprar na casa uma bela lâmpada nova ou um conjunto de velas;
  • Evite se comunicar com aqueles que não o apóiam, acusam ou, em princípio, não gostam de você. Você pode facilmente escolher seu próprio círculo social: deixe apenas pessoas boas nela;
  • Encontre um aliado – uma pessoa com quem você pode falar sobre sua condição e quem irá apoiá-lo com certeza. Por exemplo, pode ser um amigo que também passou pela depressão pós-parto e entende como você se sente.

Lembre-se de que agora você e seu bebê estão em primeiro lugar. De qualquer forma, você precisa alcançar a harmonia consigo mesmo e começar a desfrutar da maternidade. O período pós-parto é o momento certo para aprender a amar a si mesmo. Acredite, isso vai beneficiar não apenas o recém-nascido, mas toda a família.

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