Estilo de vida durante a gravidez

mulher gravida

Mas aí vem a gravidez – e as gestantes, responsavelmente relacionadas à sua condição, têm muitas dúvidas.

Características nutricionais das mulheres grávidas

Como comer? Quais bebidas preferir e o que recusar? A predileção alimentar de mulheres grávidas pode ser muito incomum e, muitas vezes, serve como motivo para piadas. Enquanto isso, você deve definitivamente ouvi-los: afinal, o corpo pode “sinalizar” a deficiência de quaisquer substâncias importantes. No entanto, para ir a extremos também não vale a pena. Alimentos devem ser bastante diversificados, naturais, equilibrados e de alto grau aminoácidos, vitaminas e minerais. Ao mesmo tempo, não há necessidade de comer “para dois”: o ganho excessivo de peso durante a gravidez não é desejável e é punível com dias especiais de manuseio.

Atividades esportivas para mulheres grávidas

Posso praticar esportes? Além da nutrição adequada, o exercício moderado regular é muito importante para o feto e sua mãe (claro, se a gravidez não tiver complicações). Depois de consultar um ginecologista, uma mulher pode escolher a melhor maneira de se manter em forma e se preparar para o parto. Se desejar, você pode se inscrever em uma escola para mulheres grávidas e começar exercícios conjuntos na piscina ou yoga na companhia de outras mulheres grávidas.

O que mais é permitido grávida?

Naturalmente, a gravidez é um período especial e muito importante na vida de uma mulher. No entanto, a “situação interessante” não é uma razão para abandonar as atividades habituais e favoritas (claro, se elas não prejudicarem a saúde da criança). Observando as restrições razoáveis, ouvindo o conselho do médico e do seu próprio corpo, a futura mãe pode trabalhar, viajar, dirigir um carro, fazer sexo – isto é, levar uma vida plena, ativa e interessante.

Vitaminas e gravidez – Essenciais

Todos os dias, ela deve receber todas as substâncias necessárias, oligoelementos e vitaminas para manter seu próprio corpo normal e garantir o desenvolvimento da criança. Tudo o que é necessário para isso é aprender algumas dicas, guiado pelo qual cada mulher pode facilmente fazer uma dieta ideal para todos os nove meses de gravidez.

gravida preocupada

Quais alimentos contêm vitaminas e microelementos corretos?

  • A vitamina A na forma de caroteno , que é necessária para o crescimento de células, pele, olhos, ossos, entra no corpo com vegetais e frutas amarelas (pimentos doces, cenouras, damascos, damascos secos, pêssegos). Além de caroteno, vegetais e frutas amarelas contêm ácido fólico, que tem um efeito positivo sobre o desenvolvimento do cérebro do feto.
  • As vitaminas do complexo B estão contidas nos cereais. Portanto, deve ser obrigatório incluir na farinha de aveia diet, trigo sarraceno e arroz escuro sem polpa. Além disso, as vitaminas deste grupo estão contidas no pão preto, repolho e cerveja, embora não seja recomendado que as mulheres grávidas abusem dessa bebida, assim como o álcool em geral.
  • A vitamina C é usada pelo corpo no processo de regeneração de tecidos, cicatrização de feridas, e a criança precisa dela para o crescimento e desenvolvimento adequados de um esqueleto e dentes fortes. Citrus continua sendo a principal fonte de vitamina C. Nutricionistas neste caso especialmente recomendam toranjas, que contêm a maior dose de vitamina C e são menos perigosas do ponto de vista do desenvolvimento de alergia em um feto. Além de frutas cítricas, esta vitamina é encontrada em grandes quantidades em groselha preta, morangos e framboesas, tomate, repolho branco e couve-flor, além de brócolis, pimentão doce, alecrim e espinafre.
  • O selênio , que muitas vezes “funciona” em conjunto com a vitamina E, é muito importante em termos de prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e doenças infecciosas.
  • O ferro desempenha um papel igualmente importante.. Durante a gravidez, a mulher precisa receber até 40 miligramas de ferro por dia, já que neste momento ela é gasta não apenas para atender à necessidade crescente do próprio corpo feminino, mas também para o feto em desenvolvimento. A deficiência de ferro leva ao desenvolvimento de anemia, diminuição da imunidade, comprometimento do desenvolvimento fetal (em particular, crescimento e retardo mental), bem como nascimento prematuro. Evitar tais problemas não é difícil. O ferro é encontrado em muitos alimentos, especialmente em vísceras (fígado, rim, cérebro), carne magra, aves e alguns peixes. De produtos vegetais, todas as frutas da estação, vegetais e verduras cultivadas no solo são ricas em ferro. Eles são especialmente ricos em frutas e bagas com cores brilhantes. Vale a pena considerar O ferro é melhor absorvido na presença de ácido ascórbico (vitamina C). Portanto, pratos de carne ou peixe devem ser combinados com vegetais frescos ou regados com suco de limão.
  • Para a formação de tecido ósseo, o mais importante é o cálcio . Deste ponto de vista, será útil incluir leite, kefir, queijo cottage, queijo, peixe em seu cardápio. Ao mesmo tempo, o útil pode ser combinado com o agradável: uma grande quantidade de cálcio está contida em amêndoas, amendoim e frutas secas.

Outras substâncias necessárias para mulheres grávidas

  • Naturalmente, enquanto na dieta para mulheres grávidas deve estar presente proteína . Os aminoácidos que compõem a proteína são uma espécie de material de construção para as células do tecido humano. A taxa diária é de cerca de 75-100 gramas de proteína por dia. Isto corresponde aproximadamente a 3 xícaras de leite, 0,5 kg de queijo cottage, 2 ovos e 100 gramas de carne ou peixe. Não seria errado lembrar-se de nozes e legumes.
  • Para manter a força, o corpo também requer carboidratos . Eles aumentam os níveis de glicose e mantêm por muito tempo. Pão grosso, cereais, massas, legumes, batatas (especialmente em uniformes). Estes produtos contribuem para um bom peristaltismo, eliminando o problema da constipação e náusea.
  • Ao contrário da sabedoria convencional, o cardápio de gestantes deve incluir gorduras saturadas , por exemplo, manteiga. Ao fritar produtos, é desejável usar óleo refinado, uma vez que não forma agentes cancerígenos durante o tratamento térmico. E para salada, pelo contrário, use óleo não refinado, porque é mais útil. Dose diária – 4 colheres de manteiga ou maionese (considerando a manteiga usada nos produtos de fritura), ou 400 gramas de carne magra, ou 8 ovos de galinha, ou 16 colheres de creme azedo Naturalmente, a melhor maneira de obter a dose necessária será uma combinação de vários produtos contendo gordura.

Abordagem integrada

Além dos produtos naturais durante todo o período reprodutivo, é necessário utilizar ativamente complexos vitamínico-minerais . Naturalmente, deve-se ter em mente que as mulheres grávidas têm suas próprias normas, portanto, elas têm seus próprios conjuntos de vitaminas e minerais.

Mudando o estilo de vida durante a gravidez

“Tudo, sem viagens – eu tenho que cuidar de mim mesmo”, “Em uma fritadeira de lixo, em um lugar de destaque – um banho-maria” ou “A gravidez não é uma doença, você precisa refazer muitos casos”? 

A mudança de estilo de vida das futuras mães é diferente. Alguns, vendo as listras no teste, instantaneamente se transformam em uma mulher muito grávida. Incrivelmente, comprando bonés, revistas especializadas e roupas para mulheres grávidas, escondendo-se de rascunhos, exigindo compreensão, cuidados e abacaxis durante a noite. 

Outros também são inspirados para fazer reparos, ir descansar e alegremente executar as escadas comuns e de carreira. Mas além das preferências pessoais, há também certas regras que devem controlar o estilo de vida da futura mãe.

Medicação

A medicação é um dos momentos mais importantes. Você está acostumado a tomar pílulas de dor de cabeça durante um ataque de enxaqueca, tratar um resfriado com aspirina ou usar um spray frio ao primeiro sinal de resfriado? Esses hábitos podem ser muito perigosos. A partir de agora, qualquer droga, até mesmo a droga “mais segura”, “da avó” e “comprovada”, deve ser precedida de uma leitura cuidadosa das instruções, especialmente da seção “contra-indicações”. Você ficará surpreso como pouco remédio pode estar grávida, especialmente no primeiro e terceiro trimestre. 

No primeiro, até 12 semanas, a criança começa a colocar todos os órgãos e sistemas. Mesmo uma única intervenção de drogas pode afetar esse processo e levar a patologias. E se a barriga ainda não for perceptível, sempre avise sobre a condição de todos os médicos, chegando ao atendimento, do dentista ao dermatologista.


Distúrbios de drogas no último trimestre podem complicar o parto ou provocar prematuros. Vale a pena ter cuidado mesmo com complexos vitamínico-minerais e suplementos alimentares. Durante a gravidez, “mais” não significa “melhor”, então beba apenas vitaminas especiais para mulheres grávidas, coordenando com seu médico.

 Também durante a gravidez é muito indesejável (e nos primeiros três meses são proibidos) exames radiológicos. Até mesmo algumas ervas medicinais e decocções são proibidas: bebidas com orégano, zimbro, framboesa, bérberis, tansy e absinto. Claro, há casos em que a intervenção de drogas é necessária, mas o médico e a dosagem devem ser prescritos por um médico.

Procedimentos cosméticos

 Unhas curtas sem unha polonês, um corte de cabelo perdido com raízes crescidas e uma completa falta de maquiagem são um pesadelo que as futuras mamães adoram amedrontar. Mas você não deve acreditar piamente que um corte de cabelo é um mau presságio, que as tintas são prejudiciais e que os cosmetologistas podem dar azar. 

A futura mãe precisa de emoções positivas, e o pior é se vestir de capuz, pegar cabelo em um coque e se sentir como um sofredor de heroína, bebendo peito de frango com kefir. Existem muitos procedimentos cosméticos agradáveis ​​e procedimentos de cabeleireiro permitidos para mulheres grávidas. Claro, existem exceções aqui, como clareamento de cabelo ou massagem anti-celulite, mas um mestre competente sempre pode aconselhá-lo a algo adequado. 

Só não se esqueça de avisá-lo sobre a gravidez: alguns procedimentos neste estado não são proibidos, mas são ineficazes devido a mudanças no corpo:

Alimentação

um tópico que preocupa a todos que não têm uma horta sob as janelas, e entre seus amigos estão agricultores e jardineiros que fornecem alimentos ecologicamente limpos, saudáveis ​​e ricos em vitaminas à mesa. 

A dieta da futura mãe deve ser, se possível, equilibrada e rica em vitaminas, mas você não deve fazer comida do culto, indo às sete da manhã nos fins de semana até os bairros para tomar leite ou soluçando na prateleira com iogurte, onde não há um que seja suficientemente saudável .

 Sim, e uma pequena porção de batatas fritas ou uma lata de coca-cola, uma vez por trimestre, não o elevarão ao posto de mães echidn: às vezes você pode sucumbir às tentações alimentares. É claro que é necessário incluir no menu tantos produtos naturais quanto possível: cereais, leite azedo, frutas e vegetais (exceto frutas exóticas e fora de época), abandonar produtos semi-acabados, fast food, salsichas, pratos de peixe cru, Limite de cozimento e doces. Café e chá são permitidos com moderação, sobre os malefícios do álcool e cigarros, você provavelmente não pode lembrar mais uma vez, você mesmo sabe disso.

Trabalho

Você não deve esperar que as condições de trabalho mudem radicalmente. Em princípio, a maioria das mães que trabalham continuam trabalhando até o set de trinta semanas, e as mais energéticas – mesmo depois. Tudo depende da proximidade do local de trabalho para a casa, condições de trabalho, profissão e seu desejo pessoal. 

O principal é que tudo isso não deve ser em detrimento da saúde e da saúde. Os problemas que surgiram, não importa se é uma forte toxemia ou um resfriado, são um pretexto para o hospital e não uma síncope trágica no local de trabalho. 

E não se esqueça dos seus direitos: as mulheres grávidas não devem ser enviadas em viagens de negócios (sem o seu consentimento por escrito), envolvidas no trabalho nocturno e no trabalho fora de horas. Além disso, aqueles envolvidos em ocupações perigosas são obrigados a fornecer outro emprego durante o período de gestação. E, claro, a futura mãe não pode ser demitida por lei. No entanto

Sexo

Bem-vindo, mas com algumas reservas. No primeiro trimestre, é aconselhável fazer isso raramente e com cuidado: o embrião ainda não está firmemente entrincheirado no útero, e as contrações durante o orgasmo podem danificá-lo.

O segundo trimestre é o mais ativo e apaixonado, a sensualidade aumenta nas mulheres, devido a mudanças hormonais e uma corrida de sangue para os genitais.

Nos últimos três meses, a atividade sexual cai em proporção direta com o crescimento da barriga: tão difícil, tão desconfortável, tão geralmente não está claro o que. E um homem, olhando para um parceiro arredondado, pode experimentar uma variedade dos sentimentos mais agradáveis, mas não eróticos. Portanto, as duas ou três semanas de abstinência necessárias antes da data esperada de nascimento passam facilmente. Ao longo dos nove meses existem contraindicações rigorosas ao sexo: a ameaça de aborto espontâneo, placenta prévia,

Descanso

Encontre-se com amigos, ande e tropeça em distâncias curtas, apenas benefício. Exceções – calor intenso, que pode afetar gravemente a saúde e gelo perigoso. Mas com lugares lotados, como shoppings e cinemas, é melhor tomar cuidado, especialmente durante períodos de epidemias ARVI e ARI. Bem, ou escolha uma manhã mais calma para isso. Em períodos posteriores, teatro e cinema podem trazer menos alegria do que o habitual: duas horas de sessão fixa e a necessidade de ir ao banheiro muitas vezes negam o prazer da arte.

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