Ginástica para crianças desde o nascimento até um ano

crianca brincando com a mae

Escolhendo um tipo de ginástica de crianças

A saúde é impensável sem movimento. E se às vezes é difícil para nós nos convencermos a fazer exercícios mais uma vez, então as crianças estão felizes em fazê-lo por conta própria. Depois que a criança vai, não vai parar. O bebê explora continuamente o mundo ao nosso redor através da visão, audição, paladar, olfato e tato.

Nos primeiros meses de vida, a criança é restrita em movimento e conhecimento. Mas quanto mais diversificado o movimento, mais variada é a informação obtida através deles. Assim, o desenvolvimento mental de uma criança depende diretamente de sua atividade física. 

A dependência aqui é muito simples: a) músculos, ossos, ligamentos e articulações que se movem lentamente não recebem estímulos suficientes, portanto b) não adquirem o tom necessário para um maior crescimento, o que c) diminui o desenvolvimento de habilidades e habilidades motoras aprenda novo sobre o mundo. 

Felizmente, temos ginástica – isso ajudará a eliminar a falta de movimento em uma criança e criará condições favoráveis ​​para sua saúde e desenvolvimento. E a ginástica ajudará a manter o contato emocional entre a mãe e o bebê. As mãos amorosas da mãe, seus movimentos suaves, sua voz suave, quando ela lê pryaskie-pryagushki para o bebê durante as aulas – tudo isso a deixa muito feliz.

Os bebês só podem participar de programas de ginástica passiva. Isto é:

  • 1) ginástica (exercício);
  • 2) ginástica na bola;
  • 3) hidroginástica.

Você pode ler sobre massagem, que também é considerada um tipo de ginástica passiva, neste link. (link para o centro de mídia sobre massagem). E aqui vamos falar sobre o que cada um dos tipos de ginástica listados é interessante e útil.

A ginástica é boa com uma grande variedade de movimentos. Os exercícios melhoram o apetite, a digestão, o sono, aprofundam a respiração (desenvolvendo assim os pulmões), causam aumento do fluxo sanguíneo para os músculos, para os ossos com os quais estão conectados, o que contribui para seu crescimento. Eles tonificam o corpo, dão à criança muita energia e alegria. O bebê aprende a sentir seu corpo, a entender seus sinais e a estar em harmonia com seu “eu” físico. 

Antes do ano, é desejável pré-ginástica com uma massagem para bebês. Ele aquece e prepara os músculos para a carga durante o exercício, que será o estágio final da massagem.

Ginástica na bola

Exercícios na bola são muito populares entre as crianças de qualquer idade. Mas, na infância, além do prazer das aulas, podemos falar com segurança sobre seus benefícios indiscutíveis.

  • Reduzir a hipertonia muscular;
  • Eles melhoram o funcionamento dos órgãos internos;
  • Treinar aparelho vestibular;
  • Fortalecer os músculos das costas, abdômen e membros;
  • Reduza o desconforto com cólica.

O complexo de exercícios para crianças ajuda a fortalecer os músculos das costas, especialmente em torno da coluna, torna a coluna forte e flexível. E isso é uma garantia do funcionamento normal do sistema nervoso e da distribuição gratuita dos impulsos nervosos por todo o corpo.

Os princípios básicos da ginástica na bola

  • Fortalecendo os músculos das costas – coloque a criança no estômago.
  • Fortalecimento dos músculos abdominais – coloque a criança de costas.
  • Fortalecer os músculos com hérnia umbilical – colocar a criança de costas.
  • Relaxamento geral da criança – geralmente no estômago.
  • Correção de músculos na assimetria de tom muscular – a inclinação da bola na direção onde há um tom aumentado.

O diâmetro ideal da bola para praticar com uma criança é de 60 a 65 cm.Nos bebês, a fim de reduzir o tom aumentado, a bola é abaixada um pouco; de modo que, ao contrário, para tonificar o corpo – ele está bem inflado. Além de comum a todos os tipos de ginástica, praticamente não há contra-indicações específicas para a prática da bola, com exceção de uma ferida umbilical não cicatrizada. Você pode começar as aulas com a idade de um mês.

Não se preocupe se a princípio você e o bebê sentirem um pouco de incerteza e tensão: ambos ficarão confortáveis ​​rapidamente se você praticar regularmente e sem forçar eventos. 

Você ficará surpreso com a rapidez com que o corpo de seu bebê reagirá a essas aulas: os resultados dos exercícios na bola serão notados quase que imediatamente. Escasso se tornará mais ativo, mais forte, não mais medo de mudanças na posição de seu corpo, seu sono e apetite vão melhorar, ele receberá uma carga emocional positiva.

Técnica de Exercício

De cima, seguramos as pernas da criança, pressionamos a bola, a segunda mão fixa as costas. Fazemos movimentos suaves e oscilantes: para a direita e para a esquerda, movimentos circulares da esquerda para a direita. Você não precisa realmente inclinar a criança para frente, uma ênfase maior – na direção das pernas. Como a criança domina a bola, a amplitude pode ser aumentada. Você também pode fazer mais e mover em dois planos – para trás e para frente e para cima e para baixo ao mesmo tempo. Na parte de trás, os mesmos movimentos são realizados como no estômago, eles devem começar não antes de 3 meses: para a frente e para trás, esquerda e direita, movimentos circulares em uma direção e na outra direção.

  • Bebê na barriga. Coloque as mãos do bebê nas costas e pressione-o levemente para a bola. Você pode segurar o miolo atrás das costas com a mão direita e a perna esquerda para fixar a perna esquerda na área da articulação do joelho. Começamos a balançar lentamente o bebê para a frente, para trás, em círculo, para que haja uma leve vibração.
  • Na mesma posição, balance o bebê para si e para longe de você, com uma leve vibração, se o bebê já estiver segurando a cabeça.
  • Bebê nas costas. Nós seguramos com as mãos no estômago e na região da perna, ou você pode consertar a barriga com a mão direita e a perna esquerda com a mão esquerda. Lentamente, quando balançamos a bola em nossa direção, dobramos as pernas do bebê nas articulações dos joelhos e, quando a bola se afasta de nós, a endireitamos. Agite suavemente a criança em decúbito dorsal em posição de cabeça para baixo. Bem, se o bebê endireitar os braços, isso reduz o tônus ​​dos músculos flexores. Agora tentamos executar o mesmo movimento no começo apenas com a direita, só com o pé esquerdo.
  • Bebê de novo na barriga. Segure as mãos e agite para frente e para trás. Aos poucos, levantamos os braços estendidos para a frente, para que o bebê arranque o peito da bola.
  • Na mesma posição, segure o bebê na região lombar com a mão direita e tente colocar a esquerda na posição de sapo, abrindo os joelhos. Nesta posição, nós balançamos para frente e para trás, criando uma vibração. Não é apenas relaxante, mas também muito útil para o desenvolvimento de articulações do quadril.

Durante as aulas, converse com o bebê, elogie-o, cante músicas ou conte piadas. Se o bebê não gostou de algo ou ele já estava cansado – pare de aulas, continue outra hora. As classes de tempo na bola não são estritamente reguladas. Se você e a criança gostarem, faça o que quiser durante o dia.

Aqua-ginástica

As crianças percebem perfeitamente esse modo relativamente novo de desenvolvimento físico. Você pode começar os exercícios em casa, no banheiro e torná-los o estágio final após uma massagem e ginástica ou uma aula separada.

Nadar desde os primeiros meses da vida de uma criança é muito útil não apenas para o desenvolvimento físico, mas também para fortalecer o sistema nervoso. O bebê está imerso no ambiente ao qual está acostumado, e isso lhe dá uma sensação de conforto psicológico. As aulas na água não sobrecarregam a criança e são especialmente recomendadas para crianças com transtornos do desenvolvimento psicomotor que sofrem de doenças dos sistemas músculo-esquelético e nervoso. Natação:

  • fortalece o sistema imunológico;
  • normaliza o sono;
  • regula o metabolismo;
  • estimula o trato gastrointestinal;
  • enche o sangue com oxigênio;
  • treina o sistema cardiovascular;
  • forma a respiração correta;
  • afeta o sistema nervoso.

A principal coisa nas aulas é gradual e sistemática. No momento em que o bebê se acostuma com o procedimento, você pode estar no banheiro com ele, geralmente tanto o adulto quanto o bebê têm grande prazer com isso.

Princípios básicos da hidroginástica

  • A temperatura confortável da água nas primeiras aulas é de 37 – 37,5 graus, com uma diminuição até o final do primeiro mês de natação em 3 graus, e a terceira – por outra 2. Para aqueles que são mais ousados: lembre-se que a temperatura não deve cair abaixo de 28 graus – neste caso estamos falando de endurecimento.
  • A temperatura do ar no banheiro – 20 – 22 graus, a porta está aberta. As aulas são realizadas 40 a 60 minutos após a alimentação e 30 minutos antes.
  • Duração do treinamento – 5 a 20 minutos.
  • A água deve ficar sem aditivos (permanganato de potássio, óleos essenciais, decocções à base de ervas, sal), pois os banhos com esses aditivos são terapêuticos e projetados para um bebê deitado, e a hidroginástica é um complexo de exercícios ativos com uma carga bastante intensa nos músculos respiratórios, cardiovasculares. sistema.
  • Durante as aulas na água, as orelhas do bebê podem ser imersas na água, após o exercício, não se esqueça de secá-las.
  • O tempo de realização de aulas na água com bebês menores de 4 meses, além da massagem geral é de cerca de 5 minutos, para crianças mais velhas – até 10 minutos.
  • Como um tipo independente de ocupação, a hidroginástica é realizada por 15 a 20 minutos.
  • Contra-indicações são: ferida aberta umbilical, doenças de pele, problemas de saúde e humor da criança, infecções respiratórias agudas virais e outras na fase ativa (exacerbações), encefalopatia aguda, rápido aumento da hipertensão intracraniana, convulsões, prematuridade profunda das crianças (resfriamento rápido) e contra-indicações gerais relacionados com a nomeação de ginástica e massagem.

Técnica de hidroginástica

Começar a ensinar o seu filho a nadar é lenta e silenciosamente. Primeiro, tentamos mostrar os reflexos de natação, que começam a desaparecer após o nascimento, se a criança não estiver nadando. A princípio, seguramos o bebê com as duas mãos: uma mão sustenta a cabeça e a parte superior das costas e a outra – a área do peito (na posição tanto nas costas quanto no estômago). Certifique-se de que o corpo da criança está na água, mantendo uma posição horizontal.

As aulas começam com o deslizar ao longo da superfície da água (ao longo da banheira, figura oito) e balançando. As orelhas do bebê podem estar na água, enquanto nadam no peito, sustentam o queixo para que a água não entre na boca. Quando você notar a aparência dos movimentos de remo, uma mão pode ser removida. Agora você suporta apenas a cabeça do bebê. Isso cria condições para o livre movimento de braços e pernas ao nadar em uma posição no abdômen e nas costas.

Se a criança estiver feliz por estar engajada na água, você pode começar a ensiná-lo a prender a respiração: despeje a cabeça e o rosto da criança com água, presa pela mão do banho. O garoto vai fechar os olhos e prender a respiração por dois ou três segundos. Repita em cada lição 3 a 4 vezes.

Quando a criança já está suficientemente treinada, ele aprenderá a prender a respiração e a dominar a habilidade de remar com as mãos, você pode ensinar o bebê a nadar de forma independente. Mas este é um tópico para uma discussão separada, mas por enquanto seu principal objetivo é apenas fazer amigos com um bebê com água.

O complexo de exercícios oferecidos por nós destina-se ao desempenho independente em casa. 

  • Nadando nas costas. Neste caso, com uma mão, um adulto apóia a parte de trás da cabeça da criança, a outra mão está sob as costas dele. Há movimentos lineares e em zigue-zague para frente e para trás, com as pernas empurradas para fora das bordas do banho.
  • Nadando no estômago. Até que a criança tenha aprendido a manter a cabeça bem, a cabeça e o pescoço estão apoiados dos dois lados. As crianças mais velhas em posição no estômago são apoiadas com uma mão sob o queixo (como uma “concha”), com a outra mão segurando o corpo.
  • Nadando do lado. A cabeça e o tronco da criança estão localizados no antebraço de uma mão de um adulto, a outra mão segura o cabo do bebê.
  • As crianças mais velhas podem andar, saltar no banheiro com o apoio de um adulto sob os braços.

Não se esqueça que a coisa mais importante nas classes de hidroginástica (como qualquer outro) – uma combinação de uso e gozo, por isso não tente fazer um “como fazer” ouvir os desejos de seu bebê, improvisar e apenas se alegrar minutos da comunicação agradável. Se você não estiver muito tenso – seus movimentos se tornarão suaves e confiantes, o bebê não mostrará ansiedade e os exercícios trarão apenas emoções positivas para ambos.

Outros tipos de ginástica infantil

Então você conheceu as técnicas mais confiáveis ​​e comprovadas. No entanto, existem vários outros tipos de ginástica que os pais podem ouvir: baby yoga, ginástica dinâmica e yoga materno. 

No primeiro caso, estamos falando sobre a prática manual de se livrar de possíveis lesões de nascimento nas duas primeiras semanas após o nascimento de uma criança, que é realizada apenas por um especialista altamente qualificado. O segundo é um conjunto de exercícios acrobáticos que visam corrigir o tônus ​​muscular e desenvolver a coordenação e o aparato vestibular; o treinamento acontece em aulas especiais com um instrutor. No terceiro caso, estamos falando de aulas de ioga da mãe na presença de um bebê com uma pequena quantidade de asanas, em que o bebê pode participar sem experimentar nenhum esforço físico, mas simplesmente mantendo contato com a mãe. 

Assim, todos esses tipos de ginástica não podem ser feitos em casa sem preparação. Se você estiver interessado nesses tipos de atividade física e estiver determinado a testá-los, primeiro consulte seu pediatra, neurologista e cirurgião ortopédico, avalie os prós e contras e receba treinamento de um instrutor certificado.

Movimento é vida! E grande alegria

Conversamos sobre a importância da atividade motora no primeiro ano de vida de uma criança e descobrimos que a ginástica pode minimizar os efeitos negativos da falta de movimento em bebês. O movimento está diretamente relacionado ao desenvolvimento mental nessa idade, pois o bebê recebe informações básicas sobre o mundo através de canais sensoriais de percepção. A ginástica em toda a sua diversidade dá um impulso ao enriquecimento e expansão desses canais. E quanto mais oportunidades para aprender disponíveis para a criança, mais completa a imagem do mundo é formada em sua mente e com mais sucesso ele vai lidar com as tarefas que a vida irá definir para ele.

Não importa como você faça o seu bebê, seja qual for o tipo de ginástica que você escolher, o importante é lembrar o que você começou a fazer com seu filho. Na presença de indicações para massagem terapêutica deve ser confiada às mãos de um profissional. Se eles não estão lá e você decide estudar em casa, é porque você quer que seu bebê seja saudável e feliz. 

Deixe a ginástica em casa ser não só e não um treinamento físico tão bom para o seu filho como uma maneira de viver momentos maravilhosos de harmonia, compreensão mútua e alegria sossegada com seu bebê. Desejamos a você e ao seu bebê boa saúde!

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