Nutrição adequada para crianças

crianca com uma colher

O que os pais podem fazer para ajudar seu filho a criar os hábitos alimentares corretos, o que significa “alimentação saudável” e o que é importante para uma boa digestão

O que é importante comida saudável

Todos sabem que as crianças devem ser alimentadas com alimentos saudáveis ​​e saudáveis, mas não é tão fácil. Existem vários obstáculos encontrados:

  • A partir da primeira atração, o bebê tenta fazer suas próprias preferências de paladar como base de sua dieta. Isso pode se transformar em uma rejeição de qualquer inovação – como resultado, ele elabora um cardápio monótono, e não há muito a ver com o comportamento alimentar errado na escola.
  • A publicidade televisiva, o exemplo de outras crianças e a falta de atenção dos pais levam ao fato de que uma criança em idade pré-escolar adquire hábitos alimentares pouco saudáveis, preferindo “carne seca” e doces a alimentos saudáveis.
  • Então a comida se torna um campo de batalha para pais e filhos, torna os relacionamentos familiares tensos, mina a confiança mútua, prejudica a saúde, mas não leva à criação de tradições de nutrição adequada.

É por isso que as crianças (e para si mesmas, para ser honesto!), Precisam incutir hábitos alimentares saudáveis. E se você quiser que seu filho coma corretamente a comida certa, você precisa ensiná-lo a fazer isso desde a infância.

Qual comportamento alimentar está correto?

Uma dieta saudável é uma dieta balanceada para proteínas, gorduras e carboidratos, que possui todas as vitaminas e minerais necessários. O comportamento nutricional adequado não é apenas uma boa compilação do cardápio diário, mas também uma dieta e um treinamento infantil em etiqueta alimentar.

Como comer direito

Essas dicas são universais para adultos e crianças:

  • Nutrição fracionada 5 – 6 vezes ao dia, com intervalos não superiores a 4 horas, em pequenas porções. A última refeição é de 2 a 3 horas antes de dormir.
  • Três refeições principais são recomendadas: café da manhã, almoço e jantar – e 2 lanches. No café da manhã deve ser 15 – 25% da ingestão calórica, para o almoço – 30 – 40%, para o jantar – 30%. O lanche pode ser cerca de 10% das calorias diárias.
  • É dada preferência a produtos naturais com alto valor nutricional e pratos preparados na hora.
  • Uma dieta equilibrada variada.
  • O menu, quando compilado, leva em conta a sazonalidade e a área de residência.
  • A proporção na dieta de proteínas, gorduras e carboidratos (para um corpo saudável) – 15:30:55. Proteína alimentar é melhor usar no café da manhã e almoço, carboidratos (principalmente legumes) – à noite.
  • Recomenda-se não abusar de sal e açúcar, produtos com conservantes, corantes, realçadores de sabor, alimentos fritos e condimentados – tudo isso pode estar presente na dieta, mas em quantidades limitadas.
  • Os métodos de cozimento preferidos são cozinhar, cozinhar a vapor, assar no forno e na grelha, fritar sem óleo.
  • A ingestão calórica diária deve ser igual ou ligeiramente inferior à energia consumida durante o dia. A taxa de ingestão calórica diária aproximada para uma pessoa saudável depende da idade e sexo: para uma criança de 1 a 2 anos – 1200 kcal, de 2 para 3 – 1400 kcal, até 1800 – para uma criança de 3 – 7 anos, 2300 – 2500 – para adolescentes 11 – 14 anos, 2500 – 2900 – com idade entre 14 e 18 anos.
  • É importante não esquecer a manutenção do equilíbrio hídrico. Por dia, as crianças de 1 para 3 anos recomendam-se a usar 1100 – 1200 ml de líquido, de 4 para 8 anos – 1600 ml, em 9 – 13 anos – 1900 – 2100 ml, e para adolescentes de 14 – 18 anos – 2000 – 2500 ml. Isso leva em conta todo o fluido que entra no corpo: sopa, chá, suco, etc.

E como devem os pais comportar-se para instilar hábitos nutricionais corretos no bebê, para formar e regular o comportamento alimentar em geral no tempo?

Primeira experiência de sabor

Quando ensinar seu bebê o comportamento alimentar correto? Conselhos gerais – quanto mais cedo melhor. Os cientistas realizaram um estudo no qual 1.500 crianças desde o nascimento até os 6 anos de idade observaram os hábitos alimentares. Descobriu-se que as crianças que comiam poucas frutas e verduras antes dos 1 anos recusavam-se a comê-las, mesmo aos seis anos de idade. 

Segundo os cientistas, a melhor idade para ensinar as crianças a comerem saudáveis ​​é de 11 a 12 meses. Além disso, os bebês amamentados são mais propensos a experimentar novos alimentos.

A criança conhece os gostos antes do nascimento: adquire a primeira experiência no estômago da mãe quando engole o líquido amniótico, cujo sabor depende da sua nutrição. Então, enquanto recebe leite materno, a criança também sente os gostos da dieta materna. Talvez isso explique a menor habituação dessas crianças a diferentes produtos, administrados com suplementos, do que bebês alimentados artificialmente, que recebem misturas com uma composição estável e sabor uniforme.

Experimentalmente, a percepção diferente da criança sobre novos produtos foi comprovada, dependendo de estarem presentes na dieta da mãe durante a gravidez e a lactação. Cuide de sua própria dieta racional nestes estágios: é ela quem tem a principal influência na formação adequada do gosto do bebê.

Algumas preferências de paladar já são perceptíveis nos primeiros meses de vida do bebê: ele pode, por exemplo, tratar favoravelmente gostos doces e salgados e rejeitar amargos e azedos. Até certo ponto, esta é uma função de proteção do corpo – para evitar alimentos que podem conter substâncias tóxicas e tóxicas, porque tem um sabor amargo (no entanto, nem todo alimento amargo é tóxico – lembre-se de grapefruit ou caqui).

Ácido fólico e gravidez

O que influencia as preferências alimentares

Além do sabor, a formação das preferências alimentares da criança também é influenciada por:

  • O cheiro de comida;
  • Sua consistência;
  • Composição;
  • A aparência de pratos.

Apresentando prikorm, quando o bebê começa a mostrar interesse alimentar, é importante não cometer erros e cuidar de todos os componentes do produto oferecido à criança: 

  • Deve causar interesse em seu design;
  • Aguçar seu apetite com cheiro;
  • Consistência e composição para coincidir com a idade do bebê.

Os produtos Agusha atendem a todos os requisitos para alimentação infantil e não apenas ajudam o bebê a construir um comportamento alimentar adequado, mas também o atraem com embalagens interessantes.

Deve ser notado que se uma criança categoricamente se recusa a comer uma certa consistência (por exemplo, com pedaços), prefere comida da mesma cor ou comida em condições incomuns (só no escuro ou só no chão) – vale a pena consultar com um especialista.

E se a criança recusar alguns produtos? Naturalmente, ainda desconhecido, introduzido pela primeira vez na dieta dos alimentos para bebés ou pratos podem não gostar dele. É muito fácil aceitar a relutância do seu pequeno gourmet em aceitar este ou aquele novo prato? Não, é necessário pacientemente e repetidamente oferecê-lo a uma criança, às vezes disfarçando um prato favorito. A paciência e o próprio exemplo dos pais, o estilo de vida da família como um todo, podem ajudar a superar esse problema.

Regras alimentares

Então, quais são as regras, cuja observância permitirá à criança incutir os hábitos alimentares necessários e garantir a alimentação mais saudável?

  • Forme os hábitos alimentares do seu bebê durante a gravidez A dieta saudável durante a gravidez é o caminho para uma alimentação saudável depois que o bebê nasce. A maneira como uma mulher grávida se alimenta também afeta os futuros hábitos alimentares de seu filho. É importante entender que “saudável” significa “equilibrado” em primeiro lugar, e uma completa rejeição de tudo “saboroso” não é aqui: todos os alimentos podem ter uma dieta balanceada, mas você deve limitar a ingestão de alimentos com alto teor de sal, açúcar e gordura saturada.
  • Pense no seu cardápio durante a amamentação Sabe-se que o leite materno proporciona imunidade à criança e reduz o risco de alergias alimentares. Mas, além disso, dá às mães uma oportunidade adicional de formar os hábitos alimentares corretos no bebê. Para os produtos incluídos na dieta da mãe, o bebê pode “se acostumar” já na infância.
  • Não desista se a criança se recusar a ingerir a comida saudável que você injetou.A melhor maneira de ensinar uma criança a se alimentar adequadamente é oferecer-lhe regularmente alimentos saudáveis. Você não deve desistir se ele repetidamente recusar, às vezes você só precisa oferecer pacientemente várias vezes (5, 10, 15 vezes – no dia 16 o bebê desiste e começa a comer). Sua posição não deve ser difícil, mas perseverante. É importante que você tenha paciência, então declare claramente o que você quer ensinar ao seu bebê, siga suas regras e não desista.
  • Observe o regime dietético.Tente organizar o regime diário para que o bebê tenha 4-6 refeições por dia em pequenas porções (é melhor pedir ao bebê suplementos que a metade do prato comido pela metade vai para a lixeira), preferivelmente mais ou menos ao mesmo tempo. Por isso, vai garantir a manutenção dos níveis de açúcar no sangue, protegendo o cérebro da fome.
  • Coma em um local especialmente designado e equipado, leve as refeições a uma mesa devidamente servida. Forneça ao seu filho um conjunto individual de pratos; se o bebê já tiver idade suficiente, ele pode escolher o prato, a xícara e os eletrodomésticos da loja. Esse aspecto não deve ser subestimado por uma simples razão: a criança entende que a comida é importante e, no futuro, trata essa área de sua vida com mais responsabilidade e atenção.
  • Manter uma variedade de nutrição A dieta diária deve conter todas as vitaminas e minerais necessários. O corpo requer uma quantidade suficiente de fluidos, proteínas, gorduras e carboidratos, oligoelementos para a saúde e bom humor. Mas cuide do cardápio variado. Se houver um e o mesmo, pode levar a uma deficiência de vitaminas essenciais, ficar entediado e o bebê começará a abandonar os pratos favoritos anteriormente.
  • Calcule corretamente o tamanho da porção.Nós estamos acostumados a ouvir dos pais que nada deve ficar no prato. No entanto, a saúde pode ser infligida significativamente mais dano, se houver, quando já comemos! Devemos abandonar o hábito de comer tudo o que é colocado no prato e não ensinar nossos filhos a fazer o mesmo. O sistema de medir a porção de comida “pela palma” é interessante nesse sentido: o tamanho da porção é o alimento que “cabe” na sua mão.
  • Coma uma vez ao dia, pelo menos uma vez por dia, combine sua própria ingestão alimentar com seu filho – assim você não apenas inculcará hábitos alimentares saudáveis ​​em seu filho, mas também o ajudará a aprender as regras de comportamento à mesa e a seguir outros rituais relacionados à comida.
  • Envolva a comida com emoções positivas: somente emoções positivas devem estar associadas à comida da criança: comer não é apenas saturar o corpo com substâncias úteis, mas também prazer. Não force a criança a comer, dê tanto alimento quanto ele comer de bom grado, não se apresse, não persuada e não intimide. Se o bebê se recusa a “insípido”, mas um produto útil, experimente com os métodos da sua preparação e fornecimento, mas não repreenda e não puna a criança por recusar. Continue a oferecer este produto em diferentes formas, sem muita pressão e com longas pausas. No final, a recusa de um determinado alimento do bebê pode ser um sinal de intolerância alimentar oculta e, tendo insistido em você mesmo, você pode não apenas não obter benefícios, mas também causar danos.
  • Avisar antecipadamente sobre a hora de comer, ensinar a lavar as mãos antes e depois das refeições, ajudar os adultos a servir, sentar à mesa, comer com cuidado, usar corretamente os aparelhos e um guardanapo, limpar a mesa depois de uma refeição, lavar a louça – passos simples para formar a cultura alimentar correta. A criança apreciará seus esforços mais de uma vez quando eles estiverem em uma sociedade onde as pessoas são escrupulosas sobre a cultura do comportamento das mesas.
  • Coma em um ambiente descontraído.Na hora da refeição, você precisa remover todos os brinquedos da visão da criança, desligar a TV e eliminar outros irritantes. Assim, o bebê será capaz de se concentrar na comida em si, ouvir os sinais de saturação, apreciar a comida. Mesmo conversas (além de reforços na introdução de alimentos complementares) devem ser adiadas para outro momento mais apropriado: quando eu como, sou surdo e mudo!
  • Escolha alimentos e cozinhe os alimentos juntos, a criança terá prazer em tentar criar algo que ele mesmo tenha feito um grande esforço. Prepare comida saudável com ele e com imaginação para que a criança entenda que “saudável” não significa “insípido”. Aprenda novas receitas com o seu filho, deixe-o mostrar a imaginação também.
  • Certifique-se de que os lanches entre as refeições são saudáveis, e lanches menores podem servir como um segundo café da manhã e lanche. Frutas e vegetais frescos, queijo, cereais, nozes, frutas secas – tente ter esses lanches em sua casa e estar sempre disponível para a criança.
  • Prepare-se análogos saudáveis ​​de suas “guloseimas” industriais favoritas. No entanto, às vezes você pode se entregar às “guloseimas” da produção industrial! Além disso, em casa, há uma oportunidade de cozinhar quase tudo: batatas fritas ou outros vegetais de raiz, chocolate, marmelada, geléia, sorvete, caramelo. Doces podem ser substituídos por frutas, iogurtes, nozes e frutas secas, barras de chocolate – chocolate amargo, sorvete – sorvetes caseiros.
  • Certifique-se de elogiar.Já foi provado mais de uma vez que o elogio funciona muito melhor do que a punição e a consolidação positiva dá um resultado muito mais forte. Elogie a criança quando ele escolher os produtos certos, encoraje-o se ele limpar a mesa atrás de si, tentar comer com cuidado e não derramar quando ele comer até o fim, seguir as regras, ficar quieto na mesa. Há muitas razões para elogios, não perca a chance e agrade seu filho com sua aprovação.
  • Não manipule com comida.A comida não deve ser um consolo, encorajamento ou punição. Também revise seus hábitos alimentares. Mesmo uma criança muito pequena percebe tudo: se você comer doces constantemente, então ele definitivamente vai querer experimentá-los, e você não será capaz de explicar a ele que isso é prejudicial.
  • Esteja atento às instruções que o garoto lhe envia, tente seguir os princípios do poder intuitivo. Talvez você não perceba que seu bebê é “ele mesmo”, ele escolheu alimentos saudáveis ​​com facilidade e sem coerção como base de sua dieta: ele apenas segue as necessidades naturais de seu organismo em crescimento.
  • Não olhe para a tela durante a refeição, está provado cientificamente que assim muito mais alimento é ingerido do que o necessário. E se a TV está constantemente trabalhando em casa, a criança torna-se não só dependente da tela, mas também uma vítima de publicidade, para que as crianças são muito suscetíveis, para dispensar as informações recebidas.
  • Exemplo pessoal Até agora, psicólogos e educadores não encontraram nada que funcionasse melhor do que um exemplo pessoal. É muito importante ter festas familiares comuns quando a criança observa como o pai come, como a mãe faz à mesa. Naturalmente, quando ambos os pais trabalham e a criança está no jardim de infância, é difícil se organizar, mas ainda é possível. Que seja pelo menos um café da manhã conjunto ou jantar, ou talvez apenas um banquete nos fins de semana.
  • Toda a família deve aderir às mesmas regras e tentar concordar com todos os membros da família (mesmo aqueles que vivem separados, mas que regularmente vêem o seu filho) sobre as abordagens comuns aos princípios da alimentação saudável e da cultura alimentar. Da mesma forma, a proibição de ausências regulares da mesa durante as refeições para incursões na TV ou em outras “questões importantes que não são urgentes” deve ser apoiada por todos os membros da família que cuidam da educação da criança.
  • Jantares em família Em muitas famílias, não é costume fazer jantares em família quando todos se reúnem em torno de uma mesa grande, discutem os eventos do dia, planejam o futuro e expressam apoio emocional um ao outro. Com o ritmo moderno da vida, um caloroso jantar em família no final do dia de trabalho é às vezes o único caminho para uma família se reunir novamente, se alimentar com energia e sintonizar no dia seguinte. Guarde esta tradição e transmita-a para os seus filhos: a família reunida no jantar é o nosso apoio e apoio, o nosso porto seguro.

Eu tenho que forçar as crianças a comer

Como convencer a criança a comer alimentos saudáveis ​​se ele se recusar? Há uma enorme lacuna entre persuasão e coerção para comer. Quando a mãe convence, ela não se ofende com a recusa da criança e não exige que ele continue a comer.

“Enquanto você não come tudo, você não vai sair da mesa”, são palavras familiares? É claro que nossas avós simplesmente não tinham escolha, mas não se deve continuar essa tradição de tirania alimentar.

Sim, é uma pena quando um jantar cuidadosamente cozinhado permanece em um prato praticamente intocado. Parece que a criança negligencia nosso cuidado – todas aquelas forças que foram gastas na obtenção de comida e sua preparação. E como se capturado por espíritos de uma infância soviética distante, repetimos violentamente as palavras da avó: “Tantas pessoas estão morrendo de fome e você! Mamãe e papai tentam, trabalham e você vagueia! Se você não comer, ficará pequeno e fraco!

Mas pense melhor no fato de que tais palavras não são ditadas pela preocupação, mas por um sentimento egoísta de ressentimento pelo fato de que nosso amor e cuidado foram rejeitados.

De acordo com muitos estudos, existe uma ligação entre criar um filho e transtornos alimentares em sua vida adulta. Os pais ao redor do mundo se comportam de maneira semelhante, mas de maneiras diferentes justificam a coerção para comer.

No Ocidente, os adultos são guiados pelo fato de que é “saboroso”, “saudável”, “caro” e “deve ser comido fresco”, e em países como a Mauritânia, a mãe terá vergonha de seu filho magro, uma vez que eles vão considerar sua família pobre. Isto é especialmente verdadeiro para as meninas, que nas aldeias árabes ainda estão sendo alimentadas com os padrões dos contos de fadas “1001 noites”, segundo as quais o umbigo de uma mulher deveria “segurar uma onça de manteiga de amendoim”.

Consequências prejudiciais da coerção para comer: comida como consolo.

Mas no final, as crianças obedientes param de comer porque estão com fome e começam a usar a comida para outros fins. Comida comida é uma maneira de ganhar o elogio da mãe e, assim, experimentar o prazer. E em sua vida adulta, eles também se voltam para a comida da mesma forma que se consolam em um estado de estresse ou tristeza.

Infelizmente, o excesso de controle dos pais sobre a nutrição, muitas vezes leva a resultados semelhantes. O mesmo se aplica à proibição de produtos nocivos: a criança deixa de percebê-los como alimento e vê neles apenas o prazer inacessível. Quando forçamos um bebê a comer um produto útil, que ele persistentemente recusa, ele novamente deixa de percebê-lo como alimento. Para ele, isso permanecerá para sempre uma batalha perdida em que um adversário mais forte o derrotou.

72% das pessoas que foram forçadas a ingerir alimentos saudáveis ​​específicos em sua infância os excluíram completamente de sua dieta na vida adulta.

O que é poder intuitivo

O conceito de “poder intuitivo” se opõe à idéia de coerção para comer. Baseia-se na capacidade de ouvir o seu corpo, confiar nele e proceder das verdadeiras necessidades do seu corpo, em vez das recomendações comuns. Você pode ter atitudes diferentes em relação a essa técnica, mas o poder intuitivo em resposta aos sinais do corpo realmente harmoniza nossa relação com a comida.

E o mais importante – uma pessoa lembra que você pode tratar cuidadosamente seus sentimentos, emoções, necessidades e confiar neles em sua escolha.

  • Não é preciso muito para seguir essas abordagens. Especialmente quando falamos de pequenos gourmets. Afinal, as crianças, cujo corpo ainda não está familiarizado com o cardápio desequilibrado, estresse, hábitos não saudáveis, sabem quando, em quais quantidades e que alimentos precisam para uma boa saúde, e muitas vezes com seu comportamento nos dão dicas de adultos. Infelizmente, muitas vezes nos achamos surdos para eles, mesmo sendo motivados pelas melhores intenções: alimentá-los com a comida saudável geralmente aceita … e muito mais!
  • A melhor coisa que os pais podem fazer, pensando em como normas e indicadores estatísticos comuns devem regular a vida de seus filhos, é abandonar os estereótipos. É muito importante não sufocar a sabedoria natural do bebê, insistindo em seus adultos, as idéias “corretas” sobre padrões saudáveis ​​de alimentação.
  • Mas se uma criança prefere o kefir diariamente, carne – não mais que uma vez por semana, e sempre recusa o leite dele, confie nele: além do fato de que ele intuitivamente corrige algum desequilíbrio no corpo (talvez agora ele não possua bifidobactérias), ele também quer te ensinar algo muito importante e bem esquecido por você – a capacidade de confiar em si mesmo.

Os hábitos alimentares, formados em uma pessoa desde a infância, estarão com ele por toda a vida, e então ele também ensinará seus filhos a comer. É por isso que é tão importante agora, enquanto a criança é pequena e come basicamente o que preparamos e oferecemos, para estabelecer os hábitos corretos que ajudarão a preservar sua saúde. Discipline-se, siga os princípios da alimentação saudável e do estilo de vida e passe-os para os seus filhos. Saúde para você e suas famílias!

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