Os benefícios das vitaminas e minerais durante a gravidez

mulher comendo frutas

Colocamos as coisas em ordem em nosso conhecimento sobre quais vitaminas e minerais e em quais quantidades são necessárias para a saúde da criança e em quais produtos elas contêm.

Preparando-se para a gravidez

Parabéns pela sua decisão de se tornar mãe! A primeira coisa que você deve pensar, além de abandonar os maus hábitos, é nutrir-se adequadamente. 

A célula-ovo amadurece cerca de 3 meses antes de estar pronta para a fertilização. Já a partir deste ponto é necessário incluir na dieta todas as vitaminas e minerais necessários. Anteriormente, bastava comer direito. Em nossa pista, infelizmente, é difícil obter frutas e vegetais frescos, e quanto mais tempo eles são armazenados, menos vitaminas eles deixam (eles são destruídos com o tempo pelo meio ambiente). Portanto, é difícil confiar apenas neles e você pode complementar sua dieta com complexos vitamínico-minerais (somente por recomendação de um médico) ou enriquecidos com produtos especializados.

É importante lembrar que a ingestão descontrolada de vitaminas e minerais pode ser perigosa devido à sua alta concentração. Portanto, é necessário consultar um médico que irá selecionar uma dieta adequada para você.

Livrar-se de aditivos extras

Ao planejar uma gravidez, os nutricionistas recomendam limitar o uso de temperos, sabores, cores e produtos que contenham conservantes. Escolha o alimento mais natural. Se você gosta de frutas e legumes – dê preferência a sazonal. Tente eliminar carnes fumadas, salsichas e alimentos prontos para cozinhar. Leia atentamente a composição nos rótulos.

Depois de ter eliminado a maioria dos suplementos indesejáveis ​​para você, você pode tomar vitaminas.

Quais vitaminas tomar para as mulheres ao planejar a gravidez?

Ácido fólico

Para que o ácido fólico é usado?

O ácido fólico (também conhecido como vitamina B9 solúvel em água) desempenha um papel importante na síntese de DNA e divisão celular, tem uma forte influência sobre o desenvolvimento do sistema nervoso do embrião. Como beber ácido fólico para a concepção de mulheres? Recomenda-se começar a tomar ácido fólico antecipadamente, caso contrário, a sua deficiência pode levar a graves consequências para o bebé Quais os alimentos que contêm ácido fólico?

Contido em cenouras, levedura e fígado, abóbora, feijão e lentilhas, em vegetais verde-escuros com folhas (espargos, espinafre, alface), em abacates, melões e damascos, em queijo, em ovos de gema, em couves de Bruxelas e farinha (trigo integral e centeio escuro).

Lembre-se que a falta de vitamina B12 pode causar deficiência de ácido fólico, por isso é importante não esquecer suas fontes na dieta.

Cálcio

O cálcio é um dos principais materiais para a formação de osso esquelético e dentes de leite. Esta macro é necessária para a coagulação sanguínea normal, para o funcionamento do sistema muscular, importante para a transmissão de impulsos nervosos, e também participa no trabalho de enzimas digestivas, divisão celular e especialização celular.

  • O cálcio é encontrado em produtos lácteos, conservas de peixe (com pequenos ossos), vegetais de folhas verdes (espinafre, azeda).
  • É importante entender que alguns produtos lácteos contêm aditivos artificiais e conservantes. Preste atenção a comida para bebé especial, que é mais exaustivamente testada e atende a todos os padrões de qualidade, não contém conservantes e aditivos artificiais.
  • No entanto, não confie apenas em comida. O médico pode prescrever um suplemento de cálcio com vitamina D para ajudá-lo a absorvê-lo melhor.

Ferro

Ferro está envolvido na formação de glóbulos vermelhos (eritrócitos) e hemoglobina neles, nos processos de divisão celular, metabolismo e transporte de oxigênio no corpo, é necessário para o funcionamento normal do sistema imunológico, a atividade mental. A dose diária recomendada para um adulto é de 18 mg, mas devido ao aumento das necessidades, a futura mãe precisa de cerca de 33 mg de ferro diariamente.

  • O ferro é encontrado na farinha de aveia inteira, trigo mourisco, feijão, nozes, carne vermelha (especialmente vitela), carne de peru, fígado de coelho.
  • A vitamina C ajuda a glândula a ser melhor absorvida, por isso é mais benéfico para o trigo mourisco beber suco de laranja ou tomate do que o leite.

Vitamina C

Além de melhorar a absorção de ferro, a vitamina C ajuda a manter a imunidade da mãe. Além disso, está envolvida na síntese de colágeno, necessária para o funcionamento normal do tecido ósseo e cartilaginoso e dos vasos sanguíneos.

Contido em cachorro rosa, pimentão, groselha preta, brócolis, couve de Bruxelas e repolho comum, cítrico.

Iodo

O iodo durante a gravidez é necessário para o funcionamento normal da glândula tireóide da futura mãe e, posteriormente, do feto. Além disso, este elemento desempenha um papel significativo na regulação do sistema nervoso e da atividade mental, está envolvido no metabolismo e também é importante para a pele.

Contido em couve e frutos do mar, em óleo de fígado de bacalhau e em sal iodado.

Magnésio

O magnésio está envolvido na divisão celular, é necessário para a manutenção do tecido ósseo, a função dos sistemas muscular e nervoso, a síntese de proteínas, o equilíbrio eletrolítico dos tecidos do corpo.

O lugar principal para o teor de magnésio por 100 g de produto é o farelo. Estes são cereais de casca dura, obtidos durante a produção de farinha. Os produtos à base de plantas também são ricos neste elemento: nozes, bananas, damascos secos e ameixas secas, vários tipos de cereais (trigo mourisco) e leguminosas. A vitamina B6 está envolvida na absorção de magnésio pelo organismo, portanto, as preparações complexas sempre contêm esses dois elementos.

Vitaminas K2: Mitos e Realidade

O K2, como o K1, pertence ao grupo das vitaminas K, no qual dependem as proteínas envolvidas no funcionamento do sistema esquelético e do processo de coagulação sanguínea. A vitamina K2 é encontrada em produtos lácteos fermentados: queijo caseiro, queijo cottage, iogurte. K1 vem para nossa dieta de alimentos vegetais – por exemplo, de vegetais verdes folhosos.

Vamos expor os principais mitos que “overgrown” essas vitaminas.

Mito 1: A vitamina K é uma vitamina.

De fato: as vitaminas K são um grupo de várias vitaminas essenciais solúveis em gordura, que incluem a K1, que é uma molécula única de filoquinona, e K2, um grupo de menaquinonas. A vitamina K2 existe em várias formas, sendo as mais comuns a menaquinona-4 sintética (MK-4) e a menaquinona-7 natural ou sintética (MK-7). 

Mito 2: Eu como muitos vegetais e verduras, então meu corpo recebe vitamina K2 suficiente.

De fato: legumes e verduras contêm vitamina K, mas apenas em uma de suas formas – K1. As fontes de K2 são principalmente produtos de origem animal: carne, manteiga e ovos, bem como alimentos fermentados: queijo, iogurte e natto, um prato tradicional japonês de soja fermentada. Além disso, a vitamina K2 é sintetizada pela microflora intestinal.

Mito 3: Se eu receber a dose certa de vitamina K todos os dias, posso ter certeza de que o K2 é o suficiente para mim também.

De fato: o cálculo da necessidade diária de vitamina K no momento leva em conta apenas a quantidade desse elemento necessário para a coagulação do sangue – 1 mcg por quilo de peso. No entanto, esta dose não é suficiente para o corpo inteiro funcionar: por exemplo, as proteínas que desempenham um papel significativo no funcionamento dos sistemas ósseo e vascular também dependem da vitamina K, mas não são levadas em conta nesse cálculo. A ingestão diária adequada de vitamina K (incluindo K1 e K2) é de 120 mcg para um adulto.

Mito 4: Eu me sinto ótimo, apesar de não estar recebendo vitamina K2.

De fato: a ingestão inadequada de vitamina K não leva a sintomas tão graves, dolorosos ou perceptíveis, como a deficiência de vitamina C (e, portanto, o escorbuto), B1 (doença de beribéri) ou D (raquitismo). Se a vitamina K for perdida, podem ocorrer distúrbios hemorrágicos (por exemplo, sangramento mais prolongado após um corte); uma deficiência grave desse elemento leva a alterações nos ossos (até a osteoporose) e à calcificação de vasos e placas escleróticas, tornando-as duras e inelásticas; esses sintomas podem passar despercebidos.

Existem vários fatores que podem exacerbar a falta de vitamina K2 no organismo: nutrição desequilibrada e o uso de antibióticos que afetam adversamente a condição da microflora intestinal; absorção prejudicada de vitamina K2, associada à idade ou à presença de doenças infecciosas crônicas do trato gastrintestinal, bem como à diminuição da biodisponibilidade relacionada ao envelhecimento do elemento. Se alguns desses fatores se manifestam em sua vida, é um sinal de uma possível falta de vitamina K2.

Qual alimento aumenta suas chances de engravidar

Cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard desenvolveram uma “dieta de fertilidade” especial, que aumenta as chances de engravidar. Baseia-se na teoria de que o corpo de uma mãe em potencial não deve estar aquém de nada.

É muito importante que os produtos contenham gorduras. Leite desnatado e iogurte podem alterar drasticamente o equilíbrio dos hormônios sexuais, o que pode afetar negativamente a ovulação. É melhor dar preferência a produtos lácteos com alto teor de gordura: leite integral, iogurte, queijo cottage, creme azedo e queijo.

Nutrição durante a gravidez

Vamos descobrir que efeito cada elemento tem na saúde da criança. Lembre-se de que você precisa tomar vitaminas depois de consultar um médico.

Quanto consumir de ácido fólico durante a gravidez?

O ácido fólico é recomendado para levar de 1 mês antes da concepção e durante a gravidez, a taxa diária – 400 microgramas.

Cálcio

Acima de tudo, o cálcio é necessário no terceiro trimestre da gravidez, quando o sistema ósseo do bebê é formado mais ativamente (embora comece a se desenvolver a partir do primeiro trimestre). A dose diária deste macroelemento para a futura mãe é de 1100 a 1200 mg.

Vitamina C

Além de fortalecer o efeito que exerce sobre a imunidade da mãe, a vitamina C é necessária para a formação da placenta e do sistema respiratório da criança, bem como para o bom funcionamento do seu metabolismo. Uma mulher grávida precisa de 90-100 mg desta vitamina por dia.

“Os efeitos positivos sobre o bebê durante o seu desenvolvimento no útero a longo prazo contribuem para a programação de hábitos saudáveis ​​que afetam o crescimento e desenvolvimento”, comentou M. V. Gmoshinskaya, MD, pesquisador sênior do Laboratório de Nutrição Idade, Instituto de Pesquisa FSBI de Nutrição, Academia Russa de Ciências Médicas. .

Iodo

Os hormônios tireoidianos, que incluem o iodo, são responsáveis ​​pelo metabolismo e pelo crescimento do bebê. É melhor começar a tomá-lo até a 18ª semana de gravidez. A deficiência de iodo em mulheres grávidas pode levar ao atraso do desenvolvimento fetal e até ao aborto. No período de espera pelo seu bebê, a necessidade de iodo aumenta e, muito provavelmente, o seu médico prescreverá medicamentos contendo iodo para você. A taxa diária de um elemento durante a gravidez é de 200 mcg.

Ferro

Já no primeiro trimestre, a quantidade de sangue na gestante começa a aumentar rapidamente. Agora o ferro é especialmente necessário – afinal, esse elemento macro garante o funcionamento normal do fluxo sanguíneo, que agora funciona para dois. Além disso, ele está envolvido na formação da placenta e fornece nutrientes essenciais ao bebê. Para a absorção de ferro é importante a segurança do organismo com vitaminas C, B2, B12 e B6.

A necessidade de ferro durante a gravidez aumenta muito e no terceiro trimestre chega a 38 mg / dia. Durante o parto, o corpo de uma mulher precisa de cerca de 1000 mg de ferro.

Magnésio

Além dos efeitos benéficos sobre o sistema nervoso, a regulação da insulina e açúcar no sangue e ajuda na formação de ossos e dentes, o magnésio reduz o aumento do tônus ​​muscular, incluindo, muito importante, os músculos uterinos, evitando assim o risco de aborto espontâneo.

Necessidade – 450 mg / dia.

Vitamina A 

Desempenha um papel importante na formação do esqueleto, do aparato visual e do sistema nervoso. A dose recomendada não é superior a 4000 UI. Tenha em mente que, em grandes quantidades, a vitamina A tem um efeito tóxico.

Contido no fígado, alho selvagem e pimenta fresca de alho, na enguia, manteiga, brócolis, creme de leite, algas marinhas.

Vitamina E 

Participa na formação da placenta, o sistema respiratório do bebê, normaliza o metabolismo, suporta o trabalho do músculo cardíaco.

Contido em quase todos os tipos de nozes e frutas secas, espinafre, azeda, rosa brava, espinheiro, enguia, lula, salmão, pikeperch, aveia.

Uma mulher grávida precisa de 10 mg de vitamina E por dia.

Não exclua da dieta e vitamina K2, como descrito acima.

Nutrição adequada durante a alimentação

Muitas mães estão ansiosas para dar à luz para finalmente desfrutar do fato de que elas não se permitiram durante a gravidez. No entanto, após o nascimento do bebê vem o próximo período, não menos responsável – o período de alimentação. Neste momento, a formação posterior dos órgãos da criança ocorre, o bebê está ficando mais forte, crescendo, ganhando peso. Mamãe precisa continuar atenta a sua dieta, porque tudo o que ela come é passado para o bebê.

Nem todo mundo sabe que, ao se alimentar de uma maneira ou de outra, a mãe forma certos hábitos alimentares na criança pelo resto de sua vida, de modo que sua dieta pode ter uma influência decisiva sobre sua saúde. Por exemplo, alguns estudos mostram que a incapacidade de uma mãe em obter nutrientes durante a gravidez contribui para o desenvolvimento do hábito de comer demais da criança – e, consequentemente, o risco de excesso de peso e de excesso de peso. patologias associadas na idade adulta!

A escolha certa dos produtos tem um efeito positivo no corpo do bebê – por exemplo, reduz o risco de alergias.

A principal coisa que uma mãe que amamenta deve ter certeza é a qualidade do produto. Neste contexto, vale a pena prestar muita atenção aos produtos especiais para crianças. Eles atendem a todos os padrões de qualidade. Eles não contêm suplementos indesejáveis ​​ou conservantes que são indesejáveis ​​para a saúde da mãe e do bebê. Portanto, comida para bebé pode ser um ótimo complemento para a dieta da minha mãe.

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