Saúde e imunidade durante a gravidez

Análises e exames durante a gravidez

Como funciona a imunidade de uma mulher grávida, como fortalecê-la, o que é a temperatura do corpo e quais condições são consideradas normais enquanto se espera por uma criança, como proteger seu bebê contra vírus e como tratar um resfriado?

Como funciona a imunidade durante a gravidez?

Em geral, durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre, a imunidade da futura mãe diminui, de modo que seu corpo não rejeita o feto. Uma mudança semelhante ocorre na 22a e na 28a semana – isto é atribuído ao fato de que o futuro bebê precisa de mais nutrientes e, como resultado, a mãe começa a sentir sua falta.

No entanto, o sistema imunológico, que consiste do corpo feminino, da placenta e do feto, é tão complicado que os cientistas não têm uma explicação exata para o fato de que muitas doenças podem passar durante a gravidez. Ao mesmo tempo, as futuras mamães se tornam mais vulneráveis ​​a resfriados. É por isso que vale a pena cuidar de proteger seu corpo durante a gravidez, e você não precisa se preocupar e se preocupar com a imunidade: 3 meses após o parto, ele voltará ao normal.

Como fortalecer o sistema imunológico durante a gravidez? Para fazer isso, você precisa cuidar de sono suficiente, um regime diário saudável, uma dieta equilibrada e sem estresse. Mais sobre o dispositivo da imunidade e as regras do seu fortalecimento, dizemos aqui.

Quais condições durante a gravidez devem ser consideradas normais

Qualquer gravidez está associada a doenças. Entre eles, os normais são:

  • instabilidade emocional, ansiedade, irritabilidade, apatia;
  • períodos de leve fraqueza e letargia, leve tontura;
  • mudança nas preferências alimentares, forte apetite com episódios de náusea, que podem causar odores;
  • um aumento no peso e no tamanho do corpo, uma mudança no centro de gravidade e um senso de identidade alterado;
  • sudorese, sonolência, fadiga;
  • sangramento gengival – durante a gravidez eles se tornam fracos e facilmente inflamados;
  • sapinho, que ocorre durante a gravidez devido a alterações no estado hormonal e requer tratamento;
  • azia – devido à mudança hormonal, a válvula que entra no estômago relaxa e o suco gástrico entra no esôfago;
  • sono intermitente e a necessidade de ir frequentemente ao banheiro.

A sensação de fome, especialmente nos estágios iniciais, pode estragar o humor da futura mãe. As mulheres grávidas são aconselhadas a sempre levar consigo uma garrafa de água e um lanche leve, como purê de frutas para crianças e coalhada “Agusha”. Eles contêm minerais benéficos, fibra dietética, proteína e cálcio.

Todos os sintomas acima, embora possam ser alarmantes, estão relacionados aos estados naturais que acompanham o processo de carregar uma criança em um nível físico. A fisiologia, a química e a dinâmica do corpo estão mudando, e a futura mãe pode tomar essas mudanças como sintomas de algo errado.

Enquanto espera por uma criança, a mulher precisa ouvir a si mesma e seu bem-estar, mas você deve permanecer calmo. É difícil perder os sinais reais de uma gravidez problemática – estes são sangramento, desmaios e resultados ruins de exames de sangue e urina, dor de cabeça severa, pressão alta, vômitos repetidos, inchaço e dor abdominal baixa (geralmente de um personagem que puxa). O aparecimento destes sintomas é uma razão para atenção médica imediata.

Durante a gravidez, em alguns casos, desenvolvem-se distúrbios depressivos e psicóticos. Podem ser uma reação ao medo da mudança ou à situação familiar, econômica e social em que a gestante está. Estes casos são bastante raros – segundo as observações dos médicos, a gravidez tem um efeito benéfico no estado mental de uma mulher, se antes ela tinha alguma queixa de humor. Em caso de agravamento, você deve contatar um psiquiatra e um psicoterapeuta.

Qual é a temperatura normal durante a gravidez?

Temperaturas variando de 37 ° a 37,4 ° não são necessariamente um sinal de um resfriado ou de uma doença infecciosa. Na ausência de corrimento nasal, tosse, dor de garganta, dores no corpo, não há motivo especial para preocupação. A temperatura indicada é bastante natural no início da gravidez. A causa desta condição pode ser:

  • aumento da produção de progesterona – um hormônio que afeta os processos de termorregulação;
  • imunidade reduzida;
  • aceleração do metabolismo.

Então, se em geral você se sentir bem, você não pode se preocupar. Depois de algumas semanas, o corpo se adaptará às mudanças que ocorrem e os indicadores de temperatura se normalizam gradualmente.

Como fortalecer o sistema imunológico com uma dieta saudável durante a gravidez

Falamos em detalhes sobre uma dieta saudável enquanto esperamos por uma criança aqui. Do que come uma mulher grávida, depende de sua saúde e da saúde do bebê por muitos anos para vir.

  • Adicione à dieta um grande número de frutas e legumes.
  • É necessário dar preferência a formas mais saudáveis ​​de cozinhar: vapor, gradualmente pare de comer frito, muito salgado e picante.
  • Compre mantimentos em locais “testados”.
  • Descarte molhos, alimentos de conveniência e alimentos enlatados contendo todos os tipos de aditivos químicos.
  • Se a gestante sofre de toxemia, ela deve mudar a dieta. Agora é melhor comer mais vezes, mas em pequenas porções.

Uma ajuda excelente nesse período será a papinha de bebê: cereais, coalhada, iogurtes, sucos e purê de frutas. Comida para bebé – uma escolha razoável durante a gravidez, porque é submetida a um teste sério antes de entrar nas prateleiras das lojas. Por sua produção apenas ingredientes naturais são usados. Produtos destinados à nutrição de bebês não contêm conservantes prejudiciais, OGM, cores artificiais e, portanto, ótimos para a mamãe!

Segundo trimestre

  • A criança está crescendo ativamente. Mamãe precisa comer peixe, tipos magros de carne, cozido, guisado, comida cozida no vapor, muita fibra.
  • Durante este período, a necessidade do futuro corpo da mãe de micro e macroelementos, que são extremamente importantes para o desenvolvimento normal de uma criança: ferro, magnésio, zinco, selênio, cálcio, potássio – é, portanto, importante comer alimentos que são ricos neles.
  • As mulheres freqüentemente diminuem seus níveis de hemoglobina, que podem ser aumentados pela ingestão de carne vermelha, frango, peixe, frutas secas, ervas, vegetais e frutas (especialmente frutas cítricas).
  • Adicione à dieta de cálcio, por exemplo, a coalhada infantil com diferentes sabores. Eles podem ser usados ​​na culinária.
  • Você precisa usar mais fluido, até 2 a 2,5 litros por dia. Mamãe pode recomendar água para papinha de bebê, suco de bebê sem açúcar, que é bom para saciar a sede, assim como bebidas naturais de fruta e frutas.

Terceiro trimestre

Durante esse período, ocorrem problemas de digestão. Para torná-lo confortável, você precisa combinar produtos adequadamente: é melhor comer em pequenas porções, mas com mais frequência. Isso evitará azia, indigestão e flatulência.

Como se proteger contra doenças durante a gravidez

Como mostram as estatísticas, as mães grávidas freqüentemente sofrem de infecções virais respiratórias agudas ou um resfriado. Mas embora na maioria dos casos não ameace complicações fetais, para a mulher a doença é muito mais difícil.

Infelizmente, a gripe está longe de ser o único perigo que ameaça as gestantes. Agora vale a pena tomar uma atitude particularmente responsável em relação à sua saúde e rever muitos hábitos de higiene. Aqui estão apenas alguns pontos que precisam de atenção.

1. Certifique-se de lavar as mãos ou limpá-las com toalhetes de desinfecção se:

  • 1.1. tocava carne fresca, ovos ou frutos não lavados;
  • 1.2. animais tocados (especialmente gatos), limparam seu banheiro;
  • 1.3. visitou um lugar público, segurou corrimãos no metrô;
  • 1.4. fui ao banheiro público;
  • 1.5. brincar com os filhos deles ou de outras pessoas;
  • 1.6. removido ou colocar sapatos, tocou o chão, envolvido em jardinagem;
  • 1.7. mudou as fraldas para as crianças.

2. Recusar alimentos perigosos, se possível, comer em casa e não em um café e, em qualquer caso, não comer os seguintes alimentos crus:

  • 2.1. leite fresco não pasteurizado, creme;
  • 2.2. carne crua, peixe, ovos;
  • 2.3. Queijos frescos, não pasteurizados, queijos azuis, queijo cottage, etc.

3. Tente, se possível, não visitar sem precisar de um lugar onde muitas pessoas estão cheias e onde pode haver pessoas que têm um resfriado:

  • 3.1. escolha uma consulta feminina mais perto de casa – nenhum dos médicos mais famosos vale a pena fazer constantemente seu caminho por toda a cidade por causa da hora do rush
  • 3.2. se possível, peça a alguém de seus entes queridos para levar os filhos mais velhos ao jardim de infância ou à escola e tirá-los deles enquanto o irmão ou a irmã deles viverem dentro de você; Se precisar visitar a clínica infantil, peça ajuda a pessoas do seu ambiente mais próximo – à enfermeira, avó, marido, até mesmo a um amigo;
  • 3.3. tente limitar a viagem de avião e trem – em um espaço confinado o risco de pegar um resfriado aumenta.

4. Faça seus testes no prazo. Enquanto espera por um bebê, você pode ser infectado com infecções e um “caminho doméstico”. Aqui estão as regras que são importantes seguir para evitar isso:

  • 4.1. tente não se sentar no banheiro em lugares públicos;
  • 4.2. desinfetar o encanamento diariamente em sua casa;
  • 4.3. Tente não ficar em um maiô molhado por um longo tempo ou apenas em uma roupa interior sintética apertada.

5. Aconselhamo-lo a começar o seu próprio copo e prato em casa e usá-los apenas. Além disso, não beba bebidas do mesmo prato com outra pessoa. 

6. Se, devido a várias circunstâncias, você precisa estar em um quarto com um grande número de pessoas por um longo período, especialmente quando você sabe que há uma pessoa com um resfriado entre elas, é melhor tomar essas medidas:

  • 6.1. usar uma máscara sanitária;
  • 6.2. use lâmpada de aroma com óleos cítricos e de cedro, ajuda a desinfetar o ar na sala;
  • 6.3. areje a sala com a maior freqüência possível, descarte o ar-condicionado;
  • 6.4. limpeza diária molhada.

7. Sua imunidade ajuda a proteger seu corpo contra infecções todos os dias. Mas durante a gravidez é especialmente importante para se proteger do estresse, comer direito, relaxar e se envolver em um tipo de atividade física agradável para você. Tudo isso dará apoio à sua imunidade.

Também é importante entender se você precisa ser vacinado contra a gripe durante a gravidez. Aqui as opiniões dos médicos divergem. Alguns acreditam que isso é necessário, enquanto outros acreditam que não é. Você tem que tomar uma decisão independente depois de consultar seu obstetra-ginecologista.

Gripe durante a gravidez

Não importa o quanto a futura mãe tente se proteger de vírus e hipotermia, um resfriado ainda pode acontecer.

É importante tratá-lo, porque esta doença durante a gravidez é potencialmente perigosa para o bebê a qualquer momento: por exemplo, a alta temperatura da mãe pode retardar a transferência de oxigênio e nutrientes através da placenta.

Para evitar isso, você precisa consultar um médico. Não se preocupe: enquanto a criança estiver esperando, o médico poderá prescrever medicamentos seguros para você. Lembre-se de que a automedicação é carregada de conseqüências desagradáveis, porque a maioria das drogas é contraindicada para mulheres grávidas. Somente um especialista poderá escolher um regime de tratamento que o ajudará a se recuperar rapidamente e não prejudicará o bebê.

Além das recomendações do médico, durante um resfriado, você deve seguir algumas regras básicas.

  • Observe o repouso na cama. Siga em pé ARVI não pode. Deite-se, descanse, durma um pouco.
  • Ventile o quarto em que você está com frequência.
  • Tome cuidado para mantê-lo aquecido. Use meias de lã e cubra-se com um cobertor ou cobertor. Só não se esqueça que pés altos durante a gravidez são proibidos.
  • Beba muito: chá quente (mas não queima) com mel e limão, suco de cranberry, compota de frutas secas.

Como tratar uma tosse durante a gravidez

Entre os sintomas de uma tosse fria para as mulheres na posição é um dos mais perigosos. Seus longos ataques ameaçam aumentar o tom do útero e a ocorrência de espasmos. Eles, por sua vez, interrompem o suprimento de sangue para o feto, e isso pode resultar em várias complicações – por exemplo, patologias no sistema endócrino de uma criança.

Portanto, esse sintoma deve ser tratado. Consulte o seu médico: qualquer xarope para tosse ou comprimidos só pode ser tomado com a permissão de um especialista.

Aqui estão formas seguras de reduzir a tosse durante a gravidez:

  • beba leite morno com mel e manteiga pasteurizados naturais;
  • com uma tosse seca, você pode tentar a infusão de mãe e madrasta ou medunitsy;
  • a fim de obter melhor escarro, recomenda-se inalar com base em ervas medicinais;
  • compressas aquecidas no peito também são bastante eficazes;
  • gargareje com uma solução de sal, refrigerante ou outros meios recomendados pelo médico.

Herpes e gravidez

Mesmo que a gestante nunca tenha notado as manifestações do herpes, ela precisa saber que tipo de vírus é e como isso pode afetar a saúde do bebê. O aparecimento de herpes durante a gravidez nem sempre é perigoso. É de dois tipos: genital (localizado na área genital) e oral (aparece na face). A segunda opção não é tão perigosa.

Mas o herpes genital é uma doença mais grave que pode prejudicar a vida da criança se a mãe a receber durante a gravidez ou se estiver na fase aguda no momento do parto. 

Suas consequências podem ser:

  • aborto não cumprido;
  • aborto espontâneo;
  • nascimento prematuro.

Também é perigoso que um bebê seja infectado com um vírus durante o parto – isso pode levar a uma ameaça à saúde e à vida do bebê. Isto também se aplica ao herpes oral.

No entanto, as mulheres que foram diagnosticadas com um vírus de herpes genital antes da concepção não o transmitem a uma criança, uma vez que o bebê recebe temporariamente anticorpos maternos para ele. Existem estatísticas segundo as quais cerca de 25-30% das mulheres grávidas têm este vírus e os anticorpos correspondentes, mas apenas 0,1% dos bebés foram infectados durante o parto.

Em qualquer caso, todos precisam lembrar que, se uma pessoa que tem contato com um bebê tiver um “frio” no lábio, ele deve ser muito cuidadoso e evitar o contato do vírus com a pele do bebê.

Para proteger uma criança, uma mãe com um vírus de herpes genital precisa:

  • não se preocupe – na maioria dos casos, o bebê estará seguro;
  • informe isso à parteira durante a gravidez;
  • informe o médico se sentir dor, se tiver uma erupção cutânea ou outros sinais de exacerbação do herpes durante a gravidez e especialmente na véspera do parto;
  • durante a exacerbação (bem como se a mulher recebeu este vírus durante a gravidez e especialmente no último trimestre), o médico irá recomendar uma cesariana. Em qualquer caso, você precisa discutir o plano de trabalho, para garantir que não haja situações em que o bebê possa entrar em contato com o vírus;
  • Após o nascimento, você precisa monitorar o bebê e consultar seu médico para se certificar de que o bebê está saudável;
  • No que diz respeito à recepção de agentes antivirais contra o herpes, muitos médicos praticam isso, especialmente durante a aproximação da data do parto, mas não há dados estabelecidos que sugiram que tal terapia seja completamente segura para o futuro bebê.

Se você não tem herpes:

  • Certifique-se de que você e seu parceiro não são realmente portadores do vírus. Herpes não pode se manifestar – doar sangue para análise;
  • use preservativos, e no último trimestre é melhor se abster de sexo se seu parceiro for portador do vírus;
  • abster-se de sexo oral se o seu parceiro tiver um “frio” no lábio.

Costas saudáveis ​​durante a gravidez

Segundo as estatísticas, de 50 a 70% das futuras mães enfrentam dores nas costas. Existem várias razões para a sua ocorrência: o peso crescente da criança muda o centro de gravidade no corpo da mãe e, ao mesmo tempo, o hormônio relaxina relaxa os ligamentos. Mas, embora o desconforto na região lombar, na parte média da coluna, no pescoço e na cintura escapular seja a norma durante a gravidez, isso não significa que seja impossível garantir que esses sintomas pareçam menos agudos. Como conseguir isso?

Problemas nas costas podem se manifestar de maneiras completamente diferentes: algumas mães sentem um peso constante e desconforto na coluna, outras se queixam de dor aguda e repentina. Se você praticava esportes antes da gravidez e não tinha problemas crônicos nas costas, a probabilidade de ser capaz de evitar esses sintomas nos próximos nove meses é muito maior. Mas neste caso, as seguintes dicas não serão certamente para você supérfluas.

1. Observe sua postura. Tente manter as costas retas e, se possível, aquecer durante o dia.

2. Não se esqueça dos exercícios (se não houver contra-indicações médicas). Carregar para mulheres grávidas, nadar, caminhar – tudo isso ajudará não só a fortalecer os músculos das costas, mas também evitará o surgimento de excesso de peso, que de muitas maneiras provoca dor nessa área problemática.

3. Evite o estresse. Experiências e excitações durante a gravidez são de alguma forma familiares para quase todas as mulheres. Muitas vezes, o estresse responde com espasmos e tensão adicional nas costas. Certamente você tem sua própria maneira de lidar com esse estado: para alguém que está ouvindo sua música favorita, meditação ou oração, para alguém é uma conversa com um amigo ou com um psicólogo profissional. A dor nas costas é um lembrete de que seu mundo interior agora requer o mesmo cuidado que o corpo.

4. Faça uma massagem. Discuta a possibilidade de tratamentos de massagem com um médico assistindo sua gravidez. Se não houver contra-indicações, isso pode ser uma maneira muito eficaz de combater a dor nas costas. É claro que os serviços de um massagista profissional nem sempre estão disponíveis para nós, mas, neste caso, você pode usar um massageador ou pedir a alguém da família para esfregar suavemente a parte inferior das costas.

5. Compre uma bandagem. A decisão sobre se você precisa deste cinto especial, leva um médico. A bandagem permite distribuir mais uniformemente a carga na região lombar e nos quadris. Além disso, ajudará a prevenir o aparecimento de estrias, pois reduz a tensão excessiva da pele no abdômen.

6. Sente-se. Se você costuma ficar sentado por muito tempo, sinta-se à vontade para arrumar um ninho aconchegante para si mesmo – na sua posição é completamente natural. Coloque um travesseiro sob suas costas para fornecer suporte adicional. Estique as pernas em um banquinho ou sente-se em turco.

7. Durma do seu lado. Quando você está deitado de costas, todo o peso da criança cai sobre os órgãos internos, músculos das costas e coluna vertebral. Use um travesseiro para colocá-lo sob a parte inferior das costas, quadris ou ombros, assim, como se estivesse “apoiando” seu corpo para trás.

8. Compre sapatos confortáveis. Durante a gravidez, saltos altos e sapatos muito estreitos podem causar problemas articulares, dor muscular e deformidade do pé. Tão confortável, os sapatos ortopédicos também são uma espécie de remédio para as costas.

Se você tiver algum sintoma desagradável, ele deve ser discutido com seu ginecologista. E, embora na maioria dos casos isso não seja de todo um motivo de preocupação, às vezes – especialmente se a dor é aguda ou rítmica – vale a pena segurar e entrar imediatamente em contato com um especialista.

Como lidar com o inchaço durante a gravidez

Durante a gravidez, este problema mais cedo ou mais tarde todas as futuras mães enfrentam. Alguém percebe que ele quase não calça sapatos familiares, alguém sente peso em suas mãos e pés, ou encontra inchaço no rosto …

As alterações hormonais durante a gravidez levam ao fato de que já no primeiro trimestre nos tecidos começa a acumular ativamente fluido. É muito simples: para o bebê crescer e se desenvolver, é preciso muita água. Este é o primeiro elemento na vida de um pequeno organismo: no ambiente aquático o feto permanece até o próprio nascimento, com o líquido obtém todas as substâncias necessárias para o crescimento e se livra das toxinas. Sim, e o corpo da mãe cria uma “reserva” para o futuro: afinal, o parto está associado à perda de sangue e, ao mesmo tempo, o corpo precisa ser reconstruído e a amamentação estabelecida – tudo isso requer um suprimento de fluido.

Pressão nas veias causada por um aumento no útero também pode causar inchaço nos braços e pernas. Já no segundo trimestre, você pode observar que no período da manhã ou à noite, há uma sensação de dormência nas extremidades, a pele parece “malha vascular” e tornozelos e pulsos significativamente aumentada em volume. Este é um efeito completamente natural: por um lado, a quantidade de sangue aumentou, por outro – a sua circulação é dificultada devido à pressão fetal.

O aparecimento de edema deve ser discutido com o ginecologista que está assistindo a sua gravidez. Se a retenção de líquidos for acompanhada por dores de cabeça ou dores musculares, problemas de visão (imprecisão, distorção), se tiver falta de ar e dificuldade em respirar, contacte imediatamente o seu médico. Outro motivo de preocupação é o desenvolvimento assimétrico do edema (por exemplo, quando apenas uma perna incha severamente). Tudo isso pode falar de problemas de saúde mais sérios.

Se você não tiver nenhum desses sintomas, se fizer exames regularmente e eles não mostrarem anormalidades, não há motivo para preocupação. Primeiro, todos os problemas associados à retenção de líquidos logo serão deixados para trás: a maioria das mulheres se livra desse problema alguns dias após o parto. Em segundo lugar, durante a gravidez você tem todas as chances de dominar perfeitamente a arte de lidar com o inchaço.

 Para isso você precisa:

1. Siga uma dieta saudável. O inchaço pode ser devido ao fato de que o feto não possui certos nutrientes, e a placenta envia um sinal sobre ele, retendo o líquido nos tecidos. Agora é especialmente importante seguir as principais recomendações sobre nutrição para mulheres grávidas. Não se esqueça que, embora no período de espera por um bebê, você não deve abusar do sal, mas em nenhum caso deve recusá-lo completamente – ele desempenha um papel importante no metabolismo;

2. Beba muita água. Curiosamente, é a falta de água que muitas vezes provoca seu atraso. Na mão você deve sempre ter um copo ou uma garrafa com talheres com água não gaseificada ou suco natural – como um lembrete de que você e seu bebê precisam agora, especialmente;

3. Monitore a condição das pernas. Se você tem um estilo de vida sedentário, se continuar a trabalhar no escritório, certifique-se de criar o hábito de fazer pausas para aquecer as pernas (andar, girar os pés ou rolar do calcanhar para o calcanhar e voltar). Assista sua pose: se possível, coloque as pernas acima do chão, não coloque uma na outra. Se as pernas continuarem a inchar, converse com seu médico sobre a necessidade de comprar meias de compressão;

4. Mova-se. Deixe estar em sua rotina diária por pelo menos meia hora para ser reservada para o movimento. Isso pode ser uma caminhada agradável, natação, ginástica para mulheres grávidas e até limpeza banal. Além disso, o movimento também é uma ótima maneira de lidar com a ansiedade;

5. Massagem. Massagem de drenagem linfática ajuda perfeitamente a lidar com o inchaço. Você pode realizar uma auto-massagem diária com uma toalha dura durante o seu banho matinal. Massageie os braços e as pernas em movimentos circulares, movendo-se das palmas das mãos e dos pés para o corpo, depois esfregue o corpo com uma toalha e massageie a pele novamente, já com creme ou óleo nutritivo;

6. Escolha sapatos confortáveis. É claro que sandálias ortopédicas e sapatos macios com solas de borracha nem sempre são bonitas, mas o uso de sapatos estreitos e desconfortáveis ​​muitas vezes provoca fluidos estagnados e, além disso, isso pode levar a problemas com as articulações e ao desenvolvimento de esporões.

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